A Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (3), um homem de 31 anos acusado de furtar fiação e refletores da torre de transmissão central da base de comunicação do município, localizada na Avenida Filogônio Peixoto, no bairro Aviso, próximo ao trevo da ponte do Rio Doce.
De acordo com informações da GCM, o suspeito foi monitorado por câmeras de videomonitoramento enquanto invadia o local. Ele teria rompido o alambrado para acessar a estrutura e, antes do furto, chegou a danificar uma câmera pública, tentando impedir que fosse identificado. Durante a abordagem, o homem resistiu à prisão, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo. Ele ainda tentou jogar parte do material furtado no Rio Doce.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a torre abriga equipamentos essenciais de comunicação da Guarda Civil e transmissores de instituições públicas e privadas. O local já havia sido alvo de outras invasões, possivelmente cometidas por usuários de entorpecentes, o que vinha provocando prejuízos financeiros e interrupções em serviços de radiocomunicação.
Há suspeita de que o homem preso seja o mesmo autor de furtos anteriores na região.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Eduardo Costa Negro, destacou a importância da ação e do uso do sistema de videomonitoramento:
“Esse flagrante mostra a eficiência do nosso sistema de monitoramento, que permite uma resposta rápida e eficiente das nossas guarnições. Além de preservar o patrimônio público, a ação protege os serviços de comunicação essenciais para a segurança da cidade”, afirmou.
O suspeito foi encaminhado à 16ª Delegacia Regional de Linhares, onde permanece à disposição da Justiça.















