O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (15), um alerta amarelo de chuvas intensas para 53 municípios do Espírito Santo. O aviso, que indica perigo potencial, é válido até as 10h da manhã desta quinta-feira (16).
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 km/h. O órgão recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e descargas elétricas.
O instituto orienta a evitar abrigar-se sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O aviso abrange municípios das regiões Sul, Serrana, Central, Norte e Noroeste do Estado, incluindo importantes centros urbanos e agrícolas. Confira a lista completa das cidades com risco de chuva intensa. Em destaque as cidades do Norte e Noroeste do ES:
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Atenção redobrada
Segundo o Inmet, apesar de o alerta ser de nível amarelo — o mais brando entre os níveis de perigo —, condições pontuais de chuva forte podem ocorrer em algumas localidades. O instituto reforça que o período exige cuidados extras nas estradas e nas áreas urbanas com drenagem insuficiente.















