Agora

Chuvas expõem novamente problema ignorado no IBC: lama de loteamento invade vias e causa riscos a motoristas

Reclamações antigas se repetem, acidentes são registrados e moradores cobram fiscalização da Prefeitura e responsabilidade dos empreendedores.

Por ES Fala
· 2 min de leitura · Sem comentários
Chuvas expõem novamente problema ignorado no IBC: lama de loteamento invade vias e causa riscos a motoristas

As fortes chuvas que atingiram Colatina entre a noite desta quarta-feira (3) e a madrugada desta quinta-feira (4) voltaram a evidenciar um problema que há muito tempo poderia — e deveria — ter sido resolvido: a lama que desce de um loteamento em obras no bairro IBC, nas proximidades da Ponte Sérgio Ceotto, a segunda ponte.

O que era para ser apenas mais um transtorno comum em períodos de chuva transformou-se em algo previsível e evitável. As reclamações se repetem sempre quando chove mais intensamente. Com a pancada d’água, a terra do empreendimento escorre para a BR-259, uma rodovia de intenso movimento, colocando em risco motoristas, motociclistas.

Não é de hoje que a situação provoca acidentes e transtornos. Em reportagem anterior publicada pelo ES FALA, um motorista já havia relatado os perigos enfrentados no trecho. “A colisão ocorreu porque tem muita lama na pista e não tive como parar o carro e bati”, contou na época. A frase sintetiza o que usuários da via vêm dizendo insistentemente: o problema não é a chuva, é a falta de ação.

SIGA O INSTAGRAM DO PORTAL DE NOTÍCIAS ES FALA:@esfalaoficial

Lama proveniente de loteamento causa interdição de túnel em Colatina/Leitor

Problema se agrava e até túnel fica interditado

Desta vez, com o grande volume de água, a situação se agravou ainda mais. A água misturada à terra desceu com força, atingiu o túnel que liga ao contorno para Marilândia e ao acesso ao bairro Santa Helena, bloqueando a passagem dos veículos.

Para quem depende daquela rota, a sensação é de abandono e descaso.

“Há tempos que acontece isso: chuva, lama e já teve até acidente. Esse pessoal tem que ter responsabilidade. Se o empreendimento é importante para a cidade, a responsabilidade deles deve ser do mesmo tamanho”, desabafou um motorista indignado com o transtorno.

As redes sociais ficaram repletas de vídeos, fotos e críticas. Leitores que entraram em contato com a redação do ES FALA pediram fiscalização urgente da Prefeitura de Colatina e também dos responsáveis pela obra, cobrando medidas técnicas que, ao menos, reduzam os impactos cada vez que chove.

O que se vê, no entanto, é a repetição de um problema já conhecido — e que se agrava justamente porque nada efetivo é feito para evitá-lo. A situação coloca em xeque a responsabilidade ambiental, a segurança viária e a efetividade da fiscalização pública.

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.