Da Vitória assume protagonismo em aliança que apoia Ferraço ao Governo do ES

Deputado federal ganha destaque nas articulações políticas e pode ocupar espaço estratégico na disputa eleitoral

A federação União Progressista (UP), formada pelos partidos União Brasil e Progressistas (PP), oficializou nesta segunda-feira (23) apoio à pré-candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço ao Governo do Espírito Santo. O anúncio foi feito durante evento com filiados e apoiadores na sede estadual do Progressistas, na Enseada do Suá, em Vitória.

Publicidade

Além de consolidar o alinhamento com o grupo do governador Renato Casagrande, o movimento político chama atenção pelo fortalecimento interno de lideranças da federação — entre elas, o deputado federal Da Vitória, que desponta como uma das peças centrais na construção do projeto para as eleições.

Protagonismo em alta

Atual presidente estadual da União Progressista, Da Vitória tem ganhado espaço nas articulações e é apontado como um dos nomes cotados para ocupar posição de destaque na chapa majoritária, seja como candidato ao Senado ou até mesmo como vice.

Publicidade

O avanço do parlamentar dentro do grupo evidencia sua força política e capacidade de articulação, especialmente em um momento em que a federação busca ampliar sua representatividade tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Alinhamento com o governo

O manifesto divulgado pela federação defende a continuidade do atual modelo de gestão no Espírito Santo, destacando avanços como responsabilidade fiscal, planejamento e estabilidade institucional.

Publicidade

No documento, a União Progressista argumenta que o Estado precisa manter uma condução baseada em equilíbrio e experiência, apontando a trajetória política de Ricardo Ferraço como fator determinante para liderar o próximo ciclo.

Disputa começa a se desenhar

Com o apoio oficializado, a federação também intensifica a montagem de suas chapas para deputado federal e estadual, além de negociar espaços estratégicos na disputa majoritária.

Nos bastidores, o grupo já atrai nomes de outras siglas, incluindo lideranças que anteriormente estavam alinhadas à pré-candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Entre os movimentos recentes estão a chegada de prefeitos e parlamentares à federação, reforçando o peso político da União Progressista no cenário estadual.

Cenário em movimento

A articulação ocorre em um momento decisivo da política capixaba, com a expectativa de que o governador Renato Casagrande deixe o cargo para disputar uma vaga no Senado, abrindo caminho para a consolidação de novas lideranças no comando do Estado.

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.