Nota de retratação

O Portal de Notícias ES FALA informa que retirou do ar a matéria relacionada a denúncias sobre supostos defeitos em máquinas de hemodiálise utilizadas pelo Hospital Santa Maria.

Publicidade

A decisão foi tomada após análise interna, considerando que o jornalista responsável pela publicação não realizou contato prévio com a instituição para ouvir o posicionamento oficial do hospital antes da divulgação do conteúdo, procedimento fundamental dentro dos princípios do jornalismo responsável e do direito ao contraditório.

O Portal ES FALA esclarece que as informações divulgadas tiveram origem em relatos encaminhados por leitores, porém reconhece a importância de garantir espaço para manifestação da parte citada antes da publicação de denúncias dessa natureza.

Publicidade

Dessa forma, o Portal de Notícias ES FALA apresenta retratação ao Hospital Santa Maria e reafirma seu compromisso com a ética jornalística, a apuração responsável dos fatos e o respeito ao direito de defesa e manifestação de todos os envolvidos.

DIREITO DE RESPOSTA

Publicidade

Ref.: Direito de Resposta à matéria “Pacientes denunciam problemas em máquinas de hemodiálise no Hospital Santa Maria, em Colatina”

A CASA DE SAÚDE SANTA MARIA, pessoa jurídica de direito privado, , por meio de sua Direção Geral e Responsabilidade Técnica, vem, respeitosamente, exercer o DIREITO DE RESPOSTA nos termos do art. 5o, inciso V, da Constituição Federal, pelos fatos e fundamentos a seguir:

I. DOS FATOS
No dia 24 de maio de 2026, foi veiculada nesse site a matéria intitulada “Pacientes denunciam problemas em máquinas de hemodiálise no Hospital Santa Maria, em Colatina”, na qual se alega, sem qualquer evidência técnica ou pericial, que equipamentos de hemodiálise estariam com defeitos frequentes, colocando vidas
em risco.

II. DA VERDADE DOS FATOS
Ao contrário do que foi levianamente noticiado, a Casa de Saúde Santa Maria esclarece com veemência:

  1. Todos os equipamentos de hemodiálise passam por manutenção
    periódica , conforme determina a legislação sanitária (RDC/ANVISA).
    Eventuais picos de manutenção são normais em qualquer serviço de alta
    complexidade e não significam risco aos pacientes.
  2. As máquinas mencionadas (no 17, 09 e 06) estavam, à época das supostas
    falhas, em procedimento de manutenção programada ou calibração de
    sensores, sendo substituídas imediatamente por equipamentos reservas,
    garantindo a continuidade do tratamento sem qualquer interrupção ou
    dano.
  3. A alegação de que pacientes “não conseguiram zerar o peso” (remoção de
    líquidos) não configura falha clínica ou técnica, conforme esclarece
    a Médica Responsável Técnica pela Nefrologia. A ultrafiltração (retirada
    de líquidos) é ajustada individualmente com base em parâmetros clínicos,
    e a não retirada total do peso interdialítico não causa embolia pulmonar –
    sendo esta uma afirmação absolutamente falsa, sem qualquer respaldo
    científico.
  4. A perda de peso não impacta negativamente o tratamento, desde que
    respeitados os limites hemodinâmicos do paciente. O que define a
    • qualidade da diálise é a dose adequada (Kt/V) e a estabilidade
  5. cardiovascular, não o simples “zerar peso”.
  6. Os demais pacientes em tratamento manifestam-se indignados com a
    reportagem, que não reflete a realidade do serviço prestado, reconhecido
    pelo alto padrão de segurança e acolhimento.
    III. DO PEDIDO
    Diante do exposto, requer-se a inserção imediata deste direito de resposta, no
    mesmo espaço, destaque e duração da matéria original, nos termos da lei, sob
    pena de responsabilização civil e criminal.
    Atenciosamente,
    Colatina-ES, 25 de maio de 2026
    Casa de Saude Santa Maria

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem.

Notificar informação incorreta

Notou alguma informação incorreta nesta matéria? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Envie sua mensagem usando o formulário abaixo.