Mais de 800 veículos foram fiscalizados durante a Operação Cavalo de Aço, realizada na última sexta-feira (23), em Colatina. A ação integrou a força-tarefa “Força pela Vida” e contou com equipes do Detran|ES e do BPTran.
O principal foco da fiscalização foi a abordagem de motocicletas, consideradas um dos grupos mais vulneráveis no trânsito. Ao todo, foram fiscalizadas 686 motos e 139 carros, totalizando 822 veículos abordados durante a operação.
As equipes também realizaram 522 testes passivos de etilômetro. Seis condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e foram autuados com base no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Segundo o balanço divulgado pelos órgãos responsáveis, 200 autos de infração foram registrados. Entre as irregularidades mais recorrentes estão:
- 41 autuações por dirigir com calçado inadequado;
- 40 por falta do uso do cinto de segurança;
- 36 por irregularidades relacionadas ao capacete;
- 13 por alteração no sistema de iluminação do veículo;
- 09 por não uso da viseira do capacete;
- 09 por licenciamento vencido;
- 06 por passageiros sem cinto de segurança.
Outras infrações também foram registradas durante a blitz.
Ainda de acordo com o Detran|ES, três veículos foram removidos para o pátio credenciado devido às irregularidades constatadas. Outros quatro veículos foram liberados após pagamento dos débitos e regularização no sistema.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou que a Operação Cavalo de Aço faz parte das estratégias contínuas para reforçar a segurança viária no Espírito Santo, especialmente na redução de acidentes envolvendo motociclistas.















