Agora

Desmatamento de mais de 6 mil metros quadrados de Mata Atlântica é identificado em Marilândia

Área de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração teria sido suprimida sem autorização ambiental e deu lugar ao cultivo de café.

Por ES Fala
· 1 min de leitura Atualizado · Sem comentários
Desmatamento de mais de 6 mil metros quadrados de Mata Atlântica é identificado em Marilândia

Uma área de 6.337 metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica foi identificada como desmatada na zona rural de Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo. A intervenção ocorreu em uma propriedade localizada na comunidade de Córrego Santa Ana, onde a vegetação em estágio inicial de regeneração foi removida sem a devida autorização ambiental.

Conforme a apuração, a área estava classificada como vegetação nativa em sistemas de georreferenciamento utilizados para monitoramento ambiental. A análise também apontou que a supressão da vegetação ocorreu em período anterior, sendo posteriormente implantada uma lavoura de café no local.

Segundo os levantamentos técnicos, a área apresentava características típicas de Mata Atlântica em estágio inicial de regeneração, com vegetação herbáceo-arbustiva, cobertura vegetal variando entre aberta e fechada e espécies lenhosas de pequeno porte. As avaliações foram realizadas com base em imagens de satélite, sistemas de georreferenciamento e na vegetação remanescente existente no entorno da área fiscalizada.

Durante a vistoria, também foi constatado que ainda havia restos de material lenhoso, galhadas e cipós na borda do fragmento florestal, sem qualquer aproveitamento econômico, indicando a supressão da cobertura vegetal nativa.

A legislação brasileira estabelece que a supressão de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica depende de autorização do órgão ambiental competente. A remoção sem o devido licenciamento pode resultar em responsabilização administrativa, civil e criminal, além da aplicação de multas e outras medidas previstas na legislação ambiental.

ES FALA: imagem ilustrativa

Compartilhe esta notícia

Sem comentários

Deixe seu comentário

Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Mais em Cidades

As notícias da semana no seu e-mail

Todo fim de semana, o resumo do que mais importou em Colatina, no Noroeste e no Espírito Santo. Grátis, e dá para sair quando quiser.