Colatina sediou nesta segunda reunião que discutiu a atualização o Mapa Turístico do ES

Aconteceu nesta segunda feira, 25, na Prefeitura de Colatina, uma reunião para discutir a “Atualização do Mapa do Turismo do Espírito Santo”, realizada pelo Governo do Estado.

Na oportunidade, também foi apresentada aos representantes dos municípios as ações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O objetivo do evento foi estimular e orientar as administrações municipais a cumprirem as determinações que estão contidas nas Portarias Nº 017-R/2018 da Setur, e na Portaria Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo (Mtur).

Conforme o que determina as Portarias, cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pelo setor turístico; ter dotação orçamentária destinada para a área; comprovar a existência de Conselho Municipal ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao programa de Regionalização e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal e pela presidente do Conselho; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no Cadastur. As formas de comprovação dos critérios estão detalhadas nas Portarias. A Portaria do Ministério do turismo também estabelece critérios para as regiões turísticas cuja comprovação cabe às Instâncias de Governança Regionais de Turismo. 

Regiões Doce Pontões Capixaba O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas, reunindo 62 municípios. Colatina está inserido na Região Doce Pontões Capixaba, juntamente com Baixo Guandu, Marilândia, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Pancas e Mantenópolis. As demais são: Região Turística Metropolitana, Montanhas Capixabas, da Costa e da Imigração, do Caparaó, dos Imigrantes, do Verde e das Águas, dos Vales e do Café, Doce Terra Morena e Pedras, Pão e Mel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido