Primeira morte registrada em decorrência da Supergripe no ES. Apenas 23% dos colatinenses se vacinaram

Uma idosa de 91 anos morreu em decorrência do vírus influenza H3N2 no mês de março, em Vila Velha. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do município. Este é o primeiro caso de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conhecida popularmente como supergripe, no Estado, em 2019. O nome da idosa e o bairro onde ele morava não foram divulgados.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento, em 2019, foram 16 casos confirmados no Espírito Santo, sendo 12 por influenza A (H3N2), quatro por influenza B, resultando em um óbito.

2018

Já no ano passado, foram 160 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 106 por influenza A (H1N1), 46 por influenza A (H3N2), oito por influenza B. O número de óbitos em 2018 foi de 22.

2017

No ano anterior, em 2017, foram registrados no Estado 66 casos de SRAG, mas nenhum caso por influenza A (H1N1), sendo 54 casos por influenza A (H3N2), um caso por influenza A (não subtipado) e 11 casos por influenza B. Destes casos, oito evoluíram para óbito  

A baixa adesão de crianças na procura para vacina da gripe provocada pelo vírus Influenza preocupa autoridades em Colatina. Até hoje em torno de 19% do grupo prioritário foi vacinado, o percentual é considerado regular, mas esse índice está sendo puxado para baixo pelas crianças do município.

A preocupação está sendo com as crianças, um percentual abaixo do esperado. Equivalente a pouco mais de mil crianças, entre 6 meses a 5 anos e 11 meses, apenas 13% do total a ser vacinado. Com a baixa procura a Secretaria de Saúde do Município alerta aos pais e responsáveis da importância da vacina.

Os números de casos de gripe vêm aumentando a cada ano, provocado pelo vírus Influenza, no ES. Em 2017, 66 casos da gripe foram detectadas, com 8 mortes registradas. Em 2018 o número cresceu para 160 casos, com 22 óbitos

A vacina previne contra as gripes do tipo A e B. Têm direito a receber a dose de graça as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto, idosos, internos do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, professores e profissionais da saúde. A campanha segue até o final de maio.

Pontos de vacinação:

Unidade de Saúde do bairro Santa Terezinha (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro São Silvano (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro São Pedro (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Honório Fraga (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Colúmbia (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Ayrton Senna (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro São Judas Tadeu (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Bela Vista (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Maria das Graças (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro São Marcos (8h às 13h)

Unidade de Saúde do bairro Carlos Germano Naumam (8h às 13h)

Sala de vacinação na Secretaria de Saúde (8h às 15h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido