A busca por tratamentos naturais, contra os sintomas da menopausa, tem atraído cada vez mais colatinenses

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print


A busca por tratamentos naturais, a chamada fitoterapia, tem atraído muitos colatinenses e se tornado cada vez mais popular. Dentre os diversos benefícios, essas substâncias podem acalmar, cicatrizar e emagrecer. Elas podem ser ingeridas na forma de chá, xarope, pomada e cápsulas, que contêm na sua composição partes de plantas. Dentre as plantas medicinais utilizadas com esta finalidade está a cúrcuma. Ela possui uma longa raiz cor de laranja, que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia.

De acordo com especialistas, este ativo também é utilizado como medicamento natural para tratamentos de saúde. “Dentre os seus benefícios, estão a redução das dores nas articulações, melhoria dos problemas gastrointestinais, febre, resfriados e, até, a diminuição do colesterol”. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.

Outro caso é da amoreira, conhecida como a planta reguladora dos hormônios. “Por isso, o uso dela pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa.

Os principais e mais comuns neste período são: ressecamento da pele, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, calores, dores de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários”.

De acordo com especialistas no caso dos produtos encapsulados podem ser utilizados o pó da planta ou o extrato seco padronizado. “Para se obter um extrato seco padronizado é retirado da planta os princípios ativos mais importantes com auxílio de um solvente adequado. No caso do pó da planta é feito um processo de moagem dela seca, transformando-a em pequenos grãos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular