A busca por tratamentos naturais, contra os sintomas da menopausa, tem atraído cada vez mais colatinenses


A busca por tratamentos naturais, a chamada fitoterapia, tem atraído muitos colatinenses e se tornado cada vez mais popular. Dentre os diversos benefícios, essas substâncias podem acalmar, cicatrizar e emagrecer. Elas podem ser ingeridas na forma de chá, xarope, pomada e cápsulas, que contêm na sua composição partes de plantas. Dentre as plantas medicinais utilizadas com esta finalidade está a cúrcuma. Ela possui uma longa raiz cor de laranja, que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia.

De acordo com especialistas, este ativo também é utilizado como medicamento natural para tratamentos de saúde. “Dentre os seus benefícios, estão a redução das dores nas articulações, melhoria dos problemas gastrointestinais, febre, resfriados e, até, a diminuição do colesterol”. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.

Outro caso é da amoreira, conhecida como a planta reguladora dos hormônios. “Por isso, o uso dela pode ajudar na redução dos sintomas da menopausa.

Os principais e mais comuns neste período são: ressecamento da pele, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e nas articulações, calores, dores de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários”.

De acordo com especialistas no caso dos produtos encapsulados podem ser utilizados o pó da planta ou o extrato seco padronizado. “Para se obter um extrato seco padronizado é retirado da planta os princípios ativos mais importantes com auxílio de um solvente adequado. No caso do pó da planta é feito um processo de moagem dela seca, transformando-a em pequenos grãos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido