Provão para conclusão do ensino fundamental e médio acontecerá em Colatina

Jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio poderão se inscrever a partir de hoje para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Não é preciso frequentar aulas para fazer as provas e a inscrição é de graça.

Conhecido popularmente como “provão”, o exame é oferecido pelo Ministério da Educação desde 2002. Para quem deseja obter o diploma do ensino fundamental, é exigido que o candidato tenha completado 15 anos até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o certificado do ensino médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova.

As inscrições acontecerão até o dia 31 deste mês, através site do Inep. A prova será aplicada no dia 25 de agosto. No Estado, será possível realizar o exame em 14 municípios e a cidade de Colatina está entre os municípios.

O exame serve para atestar a conclusão dos estudos de nível fundamental e médio. Atualmente é a única avaliação com essa função desde 2016.Para conquistar o diploma é necessário atingir uma pontuação mínima de 100 pontos em cada disciplina e 5 pontos na Redação. O Encceja é formado por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, além de uma proposta de Redação.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido