Deslocamento no talude da mina da Vale aumenta para 19 centímetros. Rio Doce poderá ser atingido

O deslocamento do Talude norte da Mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região central de Minas, aumentou ainda mais neste sábado (25). Em alguns pontos passou para 19 centímetros/dia. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM). Na base está em 14,2 centímetros/dia.

Os valores aumentaram em questão de poucas horas. Na manhã deste sábado (25) , a movimentação variava entre 14 cm/dia a 18 cm/dia. Na sexta-feira o deslocamento medido estava entre 12,9 cm/dia a 16 cm/dia. A Vale tinha previsão que a queda do Talude ocorria neste sábado.

É importante ressaltar para os leitores do ES-FALA que o Talude rompendo e o material caindo dentro da cava o mesmo vai se encorporar ao meio ambiente e nenhuma consequência será sentida. O problema é que dependendo da força e velocidade que o rompimento ocorrer, poderá haver vibrações e causar uma espécie de abalo sísmico na barragem sul, localizada a 1,5 quilômetros do Talude, com possibilidade de liquefação da estrutura e consequentemente a queda da barragem.

De acordo com informações do Estado de Minas, a Semad-MG há uma semana emitiu o informe acerca do Rio Doce após a mineradora Vale alertar sobre a possibilidade de rompimento da barragem.

Segundo o órgão ambiental, a lama passaria por quatro córregos antes de alcançar o Rio Santa Bárbara, para, em seguida, chegar ao Rio Piracicaba e, por fim, ao Rio Doce, a uma distância de 195 quilômetros da barragem.

Fonte: Fotografia reproduzida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido