Escolas Vivas podem ampliar oportunidades. Colatina poderá ser beneficiada

O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB) apresentou proposta para que o Governo do Estado priorize a implantação das escolas públicas de tempo integral, a Escola Viva, em regiões que apresentem altos índices de vulnerabilidade social, preferencialmente nas áreas de atuação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que foi retomado em 2019.

Já tramitando na Assembléia Legislativa o objetivo do projeto de lei é ampliar a oferta de oportunidades aos jovens em áreas com maior risco social, integrando a estrutura das Escolas Vivas à ações do Estado Presente, que busca prevenir a violência e reduzir a criminalidade por meio da ampliação do acesso aos serviços básicos, como a educação,e a promoção da cidadania. Atualmente são 36 Escolas Vivas funcionando em 27 municípios capixabas. E Colatina a Escola Viva Conde de Linhares.

 Além da estrutura e currículo diferenciados, na escola de tempo integral a permanência do aluno é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7 horas e 30 minutos às 17 horas, tendo intervalos para o almoço e lanches, todos ofertados dentro da própria unidade escolar.

O Programa Estado Presente foi desenhado para atender todo o ES com ações previstas para 43 territórios- 22 na Região Metropolitana da Grande Vitória e 21 no interior do Estado, totalizando 140 bairros.

As áreas prioritárias de ação foram definidas para dez municípios: Vitória,Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari na Região Metropolitana; e Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz, no interior do Estado.

A escolha está relacionada ao fato, de nos últimos quatro anos, 72 % dos homicídios registrados no Espírito Santo terem ocorrido em áreas existentes nesses municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido