Sarampo: Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano

Para prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem. 

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo. Contudo, esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade.O diretor do Departamento de Imunização de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, explica que a vacinação de crianças de 6 meses a um ano de idade é uma dose a mais da vacina. “Nós chamamos isso de dose extra. Para que essa criança fique imune nesse período, enquanto aguarda o calendário vacinal habitual”.

Com exceção das crianças até um ano de idade, quem possui até 49 anos e não tomou ao longo da vida as duas doses da vacina, precisa procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

Alguns exemplos

Um adolescente de 15 anos, que tomou uma única dose na vacina na infância precisa tomar a segunda dose. Um adulto que nunca tomou a vacina precisa tomar duas doses da vacina, seguindo recomendações do calendário nacional de vacinação.

– Menores de um ano de idade são mais vulneráveis à doença;

– De 1 a 29 anos a pessoa precisa ter duas doses da vacina;

– De 30 a 49 anos basta apenas uma dose.

Fonte: Portal Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido