No dia do profissional de educação física a vencedora do Recall 2019 Ciça Torezani fala sobre os desafios da profissão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Uma das profissões mais importantes para a manutenção da saúde e bem estar foi comemorada neste domingo (1), o dia do profissional de Educação Física. Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, o profissional de Educação Física ensina valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.

Uma das mais renomadas profissionais em Educação Física em Colatina,Ciça Torezani, vencedora do troféu Recall 2019, o principal prêmio para os profissionais de cada setor da cidade, fala sobre a profissão e seus desafios: 

Segundo Ciça Torezani, a Educação Física é uma profissão que tem um leque de opções em várias áreas para trabalhar, dentro das vertentes ofertadas que são a licenciatura (para quem opta por trabalhar com escola),e o bacharelado ( para quem opta pela área de saúde).

Apaixonada pela profissão a especialista em prescrição para hipertensos, diabéticos, grávidas, pessoas com problemas endócrinos, metabólicos, e crianças em geral diz que:  “tenho orgulho de tratar, curar e principalmente prevenir doenças! É uma profissão muito nobre que aprendi a amar”.

Ciça Torezani, relata que a cidade oferta orientação física, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde trabalhou, em outra gestão. A estratégia de saúde da família conta com educadores físicos no grupo de profissionais: ” Acho isso maravilhoso! Além de ter outras formas de ofertas de atividade física como escolinhas esportivas e hidroginástica. Mas sinceramente não sei como está funcionando na Prefeitura! Sei que no setor privado, o número de academias e estúdios cresceram nos últimos anos! Isso mostra que a procura por atividade física também cresceu muito”. 

A vencedora do Recall 2019, o 4º Recall consecutivo, demonstra sua preocupação com o setor: “O que me entristece é saber que muitos desses locais contratam e aceitam, pessoas sem formação em Educação Física, o que é extremamente perigoso! Atividade física mal feita, é tão ruim, ou pior que a que não feita”.  

“A Educação Física avançou muito nos últimos 21 anos, e vai avançar muito mais! Vejo como profissão muito promissora! Mas ainda tem que ser mais respeitada! E vista como a profissão tão importante que é, pois é o profissional de educação física,  o único profissional que pode prescrever exercício físico! O médico não pode! O nutricionista não pode! O fisioterapeuta não pode! Mas isso acontece”.

Detentora de cinco pós-graduações, Ciça Torezani, acredita que os caminhos corretos para evolução profissional são especialização e as atualizações . O conhecimento, assim como em todas as profissões, faz toda diferença na vida do profissional de Educação Física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular