No dia do profissional de educação física a vencedora do Recall 2019 Ciça Torezani fala sobre os desafios da profissão

Uma das profissões mais importantes para a manutenção da saúde e bem estar foi comemorada neste domingo (1), o dia do profissional de Educação Física. Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, o profissional de Educação Física ensina valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.

Uma das mais renomadas profissionais em Educação Física em Colatina,Ciça Torezani, vencedora do troféu Recall 2019, o principal prêmio para os profissionais de cada setor da cidade, fala sobre a profissão e seus desafios: 

Segundo Ciça Torezani, a Educação Física é uma profissão que tem um leque de opções em várias áreas para trabalhar, dentro das vertentes ofertadas que são a licenciatura (para quem opta por trabalhar com escola),e o bacharelado ( para quem opta pela área de saúde).

Apaixonada pela profissão a especialista em prescrição para hipertensos, diabéticos, grávidas, pessoas com problemas endócrinos, metabólicos, e crianças em geral diz que:  “tenho orgulho de tratar, curar e principalmente prevenir doenças! É uma profissão muito nobre que aprendi a amar”.

Ciça Torezani, relata que a cidade oferta orientação física, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde trabalhou, em outra gestão. A estratégia de saúde da família conta com educadores físicos no grupo de profissionais: ” Acho isso maravilhoso! Além de ter outras formas de ofertas de atividade física como escolinhas esportivas e hidroginástica. Mas sinceramente não sei como está funcionando na Prefeitura! Sei que no setor privado, o número de academias e estúdios cresceram nos últimos anos! Isso mostra que a procura por atividade física também cresceu muito”. 

A vencedora do Recall 2019, o 4º Recall consecutivo, demonstra sua preocupação com o setor: “O que me entristece é saber que muitos desses locais contratam e aceitam, pessoas sem formação em Educação Física, o que é extremamente perigoso! Atividade física mal feita, é tão ruim, ou pior que a que não feita”.  

“A Educação Física avançou muito nos últimos 21 anos, e vai avançar muito mais! Vejo como profissão muito promissora! Mas ainda tem que ser mais respeitada! E vista como a profissão tão importante que é, pois é o profissional de educação física,  o único profissional que pode prescrever exercício físico! O médico não pode! O nutricionista não pode! O fisioterapeuta não pode! Mas isso acontece”.

Detentora de cinco pós-graduações, Ciça Torezani, acredita que os caminhos corretos para evolução profissional são especialização e as atualizações . O conhecimento, assim como em todas as profissões, faz toda diferença na vida do profissional de Educação Física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido