Sanear e Secretaria de Educação lançam o projeto “Papel reciclado nas Escolas”

Um trabalho de educação ambiental está chamando a atenção de alunos, pais e professores do município de Colatina, é o projeto “papel reciclado nas escolas”. Este projeto teve seu início devido à necessidade que a Secretaria de Meio Ambiente tinha para dar destino ao lixo produzido pela mesma. Este foi o embrião deste projeto, que hoje o Sanear (Serviço Colatinense de Meio Ambiente de Saneamento Ambiental) trabalha para expandir.

O processo de coleta seletiva de lixo nos bairros de Colatina teve início na administração do então prefeito de Colatina Dilo Binda, o mesmo que construiu o centro de resíduos sólidos do município. Nos principais bairros da cidade Dilo deixou um local aonde era feita a coleta seletiva, mas com o tempo esses locais foram destinados pra outros fins.

Em 2011 houve a retomado do projeto e na atual gestão o Sanear está ampliando e dando uma conotação educacional. Colatina já possui local de coleta seletiva em vários bairros e escolas do município. Mas agora com o projeto “papel reciclado nas escolas” o objetivo é cuidar do meio ambiente e educar.

Para o segundo semestre de 2019 foi licitado 50 Eco postos de coleta de lixo reciclável, destas inicialmente 10 serão implantadas imediatamente, em uma parceria com a Secretaria de Educação, será lançado um projeto piloto nestas escolas. Lá será implantada o coletor e haverá a orientação necessária para alunos, pais e funcionários sobre a importância e como será executada a destinação do lixo.

Todo o papel coletado nas 10 escolas será encaminhado para Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Colatina (Ascor), cuja renda será distribuído entre os associados. Após analise dos resultados nas escolas, sendo positivo, serão implantados em mais escolas municipais e estaduais. 

Além de promover a questão social, o projeto também aponta para outra questão fundamental, é que o lixo seco é um resíduo que não tem odor e através da reciclagem poupa recursos naturais, diminui a quantidade de produto encaminhado para o aterro sanitário e, o principal, todo o trabalho educacional sobre a preservação do meio ambiente que será trabalhado com as crianças, jovens e adultos de Colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido