Eleições 2020: Pré-candidatos a prefeito de Colatina buscam apoio

Para a população em geral as próximas eleições ainda estão longe, quase 1 ano. Mas, para os grupos políticos de Colatina, as eleições estão muito próximas, ao ponto de reuniões, encontros partidários, e conversas com lideranças políticas estarem acontecendo diariamente em vários lugares.

Bares, restaurantes, escritórios, não importa o local, o que vale neste momento, é a pavimentação das candidaturas a prefeito e a vereador.

Nas eleições de 2016, nove candidatos disputaram a eleição para prefeito, caso atípico em Colatina, mas essa foi uma realidade daquele momento, pois as lideranças que até então coordenavam o tabuleiro, perderam força política, e onde não se tem lideranças fortes a fragmentação supera  e a tendência é haver vários candidatos.

Muitos apostam em uma grande quantidade de candidatos a prefeito de Colatina para 2020, mas o contexto é outro e a tendência é somente disputarem as eleições majoritárias, os pré-candidatos que conseguirem se cacifar. Colatina ganhou após as últimas eleições para deputado estadual e federal muita força política e esses mandatos passam a ser fundamentais na construção das possíveis candidaturas para 2020.

Tudo nesse meio é conversado de cima para baixo. Quem interfere na decisão para as candidaturas dos governadores são os candidatos a presidente da república e consequentemente nas de prefeito quem interfere são as forças ligadas aos governos estaduais. 

As conversas já estão a todo o vapor. Hoje, alguns nomes se destacam na construção das candidaturas a prefeito de Colatina. Um momento de muita conversa, mas sem colocar as cartas na mesa, pois todos querem o mesmo espaço e a tendência são os apoiadores, conversarem com todos os pré candidatos e vice-versa.

Na acorrida sucessória o grupo do prefeito Sergio Meneguelli está dividido; muitos acreditam que o prefeito não virá para a reeleição e outra parte já dá sinais de que ele poderá entrar na disputa. Meneguelli garante que não concorrerá a reeleição, mas o mundo político sabe que ele não costuma atirar para onde está mirando.

Outro nome que está como pré-candidato na corrida sucessória é o do  professor Luciano Merlo. Com mais de 14 mil votos na última eleição para prefeito, Luciano poderá ter candidatura solo ou até ter o apoio do prefeito Sergio Meneguelli, caso ele não dispute as eleições e vá para o partido do Presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Alegando que não disputará as eleições para prefeito, mas conversando muito nos bastidores o deputado estadual, Renzo Vasconcelos, é visto como um pré-candidato, pois nas eleições para deputado estadual teve uma votação expressiva em Colatina e seu grupo seguiria com ele nesta disputa. 

Um dos pré-candidatos que declara que vai disputar as eleições é o Vereador Renan Bragatto. Ele se filiou ao PSB, partido do governador Renato Casagrande, tendo o objetivo de receber o apoio do Palácio Anchieta e do Deputado Federal Paulo Foletto.

 O deputado federal seria o nome principal do PSB em Colatina para a disputa eleitoral, mas interlocutores dizem que a prioridade do parlamentar é reestruturar a agricultura no Estado e cuidar de sua saúde.

Outro nome colocado como pré-candidato é do economista Sebastião Demoner. As conversas avançaram com alguns grupos políticos e retrocederam com outros, mas ele  está buscando o seu espaço na disputa eleitoral. 

Outros nomes que serão mencionados mais adiante, estão buscando seus espaços junto aos partidos e seus respectivos grupos políticos. Em Colatina, devido as ações das forças políticas muitas vezes invisíveis, tudo indica que teremos duas disputas. Uma para conseguir a vaga de candidato a prefeito, pois nos bastidores existem um desejo de afunilamento e é claro a disputa eleitoral do próximo ano.

Mas existem anda os atores políticos em que uma boa parte das candidaturas passarão por suas batutas. Um deles é o Deputado Federal Josias Da Vitória, que recebe nos finais de semana os pré-candidatos a prefeito de Colatina para conversas. Conversas essas que poderão determinar quem estará na disputa eleitoral em 2020. Tudo sob os olhos atentos de quem disputará as eleições em 2022 .

3 respostas

  1. Se esse prefeito Sergio Meneguelli for para o partido de Bolsonaro, o PSL, ou apoiar esse governo federal, ele pode ter feito o que fez por Colatina, mas não se reelegera, ele tem que escolher um partido limpo, sem muita sujeira e ir pra sua reeleição, assim ganhará.

    1. Só complementando meu comentário, acompanha daqui de Acopiara-Ceará esse prefeito e seus trabalhos e vejo essa colocação sobre ele ser pré candidato a reeleição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido