Alunos de Colatina fazem pesquisa sobre população local

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Conde de Linhares, localizado em Colatina, desenvolveram, orientados pelo professor de Geografia Loran Bullerjahnn Marassatti, um estudo sobre a população do município. Durante os últimos dois meses os estudantes pesquisaram sobre a distribuição de renda, natalidade, mortalidade, expectativa e qualidade de vida.

Intitulado “Panorama da população colatinense” o projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira fase os alunos pesquisaram por meio do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dados como: taxa de escolarização, densidade demográfica, estrutura etária da população, entre outros.

Em seguida, foi realizada uma entrevista qualitativa com a população colatinense a respeito de temas como saúde, educação e segurança. Com a análise dos dados, os alunos descobriram as forças e vulnerabilidades da população, e também como é possível investir melhor os recursos disponíveis.

Defendendo a importância da realização do projeto, o professor afirmou: “Conhecer o local em que se está inserido é fundamental para compreender as necessidades da população e buscar cada vez mais soluções para uma melhor qualidade de vida”.

Já o aluno Arthur Matias Chagas destacou que a pesquisa em campo proporciona aos alunos conhecer além do conhecer. “Além de divertido, o trabalho foi muito informativo, com ele descobrimos que Colatina tem muito mais do que nós percebemos, além de mostrar a realidade. Ver a opinião sobre a cidade por outras pessoas foi incrível, sem dúvidas as entrevistas foram a melhor parte”, disse. 

Fonte: SEDU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido