Tensão com as encostas aumenta com as chuvas em Colatina. O monitoramento é em tempo real

Uma das maiores preocupações da Administração Pública de Colatina neste período do ano são as consequências das chuvas nas encostas do município. São mais de 90 pontos de risco em toda a cidade e nesta época do ano devido ao aumento das chuvas, as ações são dinamizadas tendo como objetivo prevenir desastres decorrentes do aumento do volume de chuva. 

A Defesa Civil de Colatina possui 9 pontos de monitoramento do índice pluviométrico. Estes aparelhos estão espalhados por diversos bairros do município. Destes 6 aparelhos são automáticos e 3 semi-automáticos.

O monitor automático mede em tempo real a quantidade de chuva; com isso acontece a análise de risco em tempo real, dando condições aos órgãos governamentais de se mobilizarem e evitar maiores problemas, principalmente nos locais mais críticos do município. 

Para um acompanhamento constante dos efeitos das chuvas neste período foi montado um Gabinete de Crise que é composto por Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretariado da Administração Pública Municipal. A atenção é total, pois os índices permanecendo dentro da normalidade, a vida dos moradores segue sem transtorno.

As preocupações aumentam quando  a quantidade de chuvas se eleva e com isso os riscos de acidente ou até mesmo de uma catástrofe se acentuam.

Os índices que trazem preocupações são quando chove em 1 hora 40 milímetros, em 4 horas 60 milímetros, e em 24 horas 100 milímetros. As chuvas, atingindo esses números, a probabilidade de problemas aumentam significativamente.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil,  André Filipe de Oliveira Silva: ” Apesar da chuva constante o volume de água atingiu 15 milímetro na quarta-feira (13) e segundo as informações dos serviços  meteorológicos que acompanhamos é de permanecer nessa média também nesta quinta-feira(14)”. 

André ressalta que essas áreas já são monitoradas a tempo; sempre esteve no foco da administração, pois são áreas mapeadas desde 2014 e agora permanece com atenção total dos órgão competentes. Neste ano houve uma série de trabalhos de orientação tendo como objetivo a prevenção, identificação de novas áreas de risco, simulado de evacuação de moradores no caso de possibilidade de deslizamento de terra e palestras em vários setores orientando alunos e pais.

 A atenção prioritária da Defesa Civil de Colatina são com as encostas nesta época do ano. E este ano com um agravante que são as obras que  algumas encostas do município começaram a receber e parou devido a uma série de problemas que é alvo de investigação do Ministério Público. 

É importante relatar que segundo o Setor de Comunicação da Prefeitura de Colatina a administração está organizada para se necessário, retirar as pessoas de áreas que correm risco de desabamento, inclusive com locais já estabelecidos e reservados para os moradores.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido