Hospital Silvio Avidos realiza primeira captação de órgãos do ano em Colatina

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Na manhã desta terça-feira (14), uma equipe de captação de órgãos do Distrito Federal realizou o primeiro procedimento do ano no Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina. O doador foi um paciente de 55 anos que morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

Foram captados o fígado, que será transplantado em um paciente do Distrito Federal, e os dois rins, que serão enviados para receptores em Belo Horizonte.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, a família autorizou a doação dos órgãos nesta segunda-feira (13).

“O protocolo de morte encefálica foi iniciado no dia 10 de janeiro e fechado no dia 12 de janeiro. A família optou pela doação no dia 13. Não houve receptores compatíveis no Estado”, disse.

A coordenadora explicou que a captação dos órgãos acontece somente após constatação de morte encefálica, ou seja, quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Esse diagnóstico é realizado por uma equipe médica especificamente capacitada, por meio de exames de imagem, exames clínicos e exames laboratoriais.

Ela destacou que quando a pessoa informa a família sobre o desejo de doar seus órgãos, a decisão é menos dolorida para os familiares. “Por isso é importante que as pessoas conversem em casa sobre seu desejo e, mesmo em um momento de dor, a família opta pela doação. Um doador pode salvar até sete vidas”, destacou.

A captação em Colatina iniciou no final da manhã desta terça-feira (14) por uma equipe composta por profissionais credenciados do Distrito Federal e apoio da equipe do hospital e da CET, que viajou pela manhã no helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer).

Fila de espera no Espírito Santo

Atualmente, na fila espera pela doação de órgãos para o transplante no Espírito Santo estão 951 pessoas para rim, 279 para córnea, 34 para fígado e 07 para coração.

Fonte: Portal SBN

4 Comentários

  • Foi muito triste saber que meu tio se foi. Mais ele está vivo dentro de outras pessoas. Que Deus abençoe as famílias dos transplantados.

    Resposta
  • Doar, gesto de Amor para salvar vidas. Que Deus abençoe essa família pelo gesto.

    Resposta
  • Deus abençoe esta família. Pelo seu gesto de doar vidas. E meus sentimentos a todos familiares pela perda desse ente querido. Força e fé.

    Resposta

Deixe um comentário