Lojista é detido no centro de Colatina após confusão com guarda municipal de trânsito

Uma confusão nesta tarde de quarta-feira (29), entre comerciantes e a guarda municipal de trânsito de Colatina acabou com um lojista preso por desacato a autoridade. A confusão foi acentuada. Vários comerciantes protestaram sobre como estava sendo conduzido a resolução do problema. 

Por volta das 14 horas e 30 minutos, um caminhão estacionou na Rua Expedicionário Abílio dos Santos, tendo como objetivo descarregar alguns balcões que foram retirados de uma loja para se precaver de uma possível enchente. Segundo populares, os guardas de trânsito do município ao chegar ao local  abordaram o condutor do caminhão dizendo que não era permitido a permanência do veículo naquela área pois estava atrapalhando o trânsito.

Neste instante, um comerciante Cássio C.R.F, proprietário de uma loja reivindicou que houvesse uma tolerância para que ocorresse o transporte dos produtos do caminhão para a loja. Uma filmagem que está nas redes sociais, mostra uma conversa ríspida entre os envolvidos.

Não se sabe se aquela cena foi o início do dialogo ou  se já havia tido outra conversa entre o comerciante e a autoridade de trânsito municipal. Só se sabe que os ânimos ficaram  exaltados.

A Polícia Militar encaminhou o comerciante para a Delegacia de Polícia. Neste instante o comerciante disse que iria se apresentar na Delegacia  com seu próprio automóvel, o que foi negado pela autoridade policial. Após perceberem a prisão do comerciante, funcionários de uma loja e pelo menos 6 comerciantes foram até o DPJ para conversar com as autoridades policiais a favor do detido.

Após a possibilidade de enchente atingir o centro de Colatina, a grande maioria dos lojistas foram obrigados a retirar seus produtos de seus estabelecimentos, pois em  2013 ocorreu uma grande enchente em Colatina e muitos deles perderam todas as mercadorias. Assim sendo, o comércio de Colatina que amarga um prejuízo de três dias com as portas fechadas, devido a uma enchente que foi anunciada  vigorosamente pela administração municipal e  que não se concretizou, procura de todas as formas reiniciar seus trabalhos.  

Nesta ocorrência todos os envolvidos estavam cumprindo o seu papel. Os lojistas desesperados para abrirem as portas de seus estabelecimentos, pois o comércio vive de vendas e precisam voltar a funcionar o mais rápido possível; as autoridades de trânsito que precisam manter o fluxo corrente no centro da cidade; e as autoridades policiais que tem que manter a ordem no município.

Mas a organização municipal neste episódio estava ausente. Devido a tantos contratempos, constrangimentos, notícias equivocadas que levaram os colatinenses, principalmente os que seriam afetados pela possível enchente, a se precaver, e por consequência amargurar prejuízos, tanto lojistas quanto moradores, necessitam que a administração tenha as estratégias necessárias  para organizar a retomada da vida econômica do comercio do centro da cidade, pois um problema simples de ser resolvido, virou caso de polícia.

A Prefeitura Municipal de Colatina enviou um informativo através de aplicativo, às 15 horas e 41 minutos, após o fato ocorrido no centro da cidade de Colatina, com os seguintes dizeres:

A Secretaria de Trânsito, transporte e segurança pública informa que está a disposição para contribuir com o ir e vir dos lojistas que necessitam repor suas mercadorias, móveis e outros.

Se for necessário transitar com veículos maiores no centro da cidade onde não há carga e descarga, favor solicitar o apoio de agentes de transito através do número 3177 7019. Com paciência e organização tudo voltará a normalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido