Governo do Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

A segunda-feira (22) marcou o início dos trabalhos da missão empresarial do Espírito Santo na China, com o objetivo de promover e divulgar o potencial do mercado automotivo do estado. A primeira ação da missão foi uma visita à sede da Zhongtong Bus, montadora de ônibus e caminhões elétricos localizada em Liaocheng, a 450 quilômetros de Pequim.

Com uma história de 40 anos e mais de quatro mil trabalhadores, a Zhongtong tem uma capacidade de produção de 30 mil unidades por ano e já exporta para 100 países. A visita teve como intuito estabelecer contatos estratégicos, especialmente considerando o interesse da empresa em expandir sua presença no Brasil.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destacou a importância da visita, ressaltando que o estado está na disputa para receber operações da corporação. Ele enfatizou os atrativos e vantagens comparativas do Espírito Santo em relação a outros estados brasileiros, visando viabilizar importações e até mesmo a instalação de uma base industrial da montadora na região.

As condições favoráveis existentes no estado o tornam a porta de entrada mais eficiente para veículos importados no Brasil, especialmente os elétricos. Em 2023, mais de 223 mil unidades foram desembarcadas pelo complexo portuário capixaba e distribuídas para diversos estados brasileiros.

Além da visita à Zhongtong Bus, os integrantes da missão empresarial também visitarão outras empresas automotivas importantes, como Geely, GAC, NETA, Zeekr, Farizon, BYD e GWM, que já estão operando no Espírito Santo.

A missão empresarial é coordenada pela COMEXPORT, empresa com presença contínua na China por mais de três décadas, evidenciando o compromisso e a importância do estado em promover parcerias estratégicas e impulsionar o setor automotivo local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido