Comerciantes poderão fechar a Avenida Sílvio Avidos em protesto contra a implantação de ciclovia

O ano de 2020 iniciou com desgaste na relação entre Prefeito Sergio Meneguelli e os comerciantes do município. 

Inicialmente o episódio desproporcional que aconteceu na rua Expedicionário Abílio dos Santos no centro de Colatina, uma confusão entre agentes de trânsito e comerciantes terminou na delegacia. Após esse fato, apenas uma semana depois, o Prefeito ao apresentar um novo empreendimento na área farmacêutica, causou mais um descontentamento, a fala foi interpretada como se estivesse menosprezando as farmácias de Colatina, agravando um relacionamento que a anos não é dos melhores.

Mas nada parecido com o que poderá surgir na quinta-feira (20) caso o prefeito não atenda a solicitação dos comerciantes de São Silvano, com o pedido para não construir a ciclovia na Avenida Silvio Avidos, um dos maiores centros comercias do município. “Os comerciantes estão se organizando, para caso não sejam atendidos, fecharem a Avenida Silvio Avidos em protesto a demarcação da ciclovia”. Afirma o Vereador Jarjura que também é contrário demarcação da ciclovia na avenida.

A cidade percebe a falta de comunicação entre a administração e as representações do comércio no município, ao ponto do “diálogo” se estabelecer através das redes sociais, vídeos e postagens demonstrando o que cada parte gostaria de dizer um para o outro e para a sociedade.

O Prefeito Meneguelli em entrevista disse “Respeito muito os comerciantes da cidade, mas tem que pensar na população e principalmente nos estudantes que utilizarão a ciclovia”. Por outro lado as instituições organizadas do município como Assedic, Asscofarma, CDL, Sindilojistas e Sindivarejistas em nota se manifestaram dizendo que: “A classe empresarial colatinense vem a público colocar seu posicionamento sobre a implantação da ciclovia em vias públicas na cidade de Colatina, da forma que está sendo conduzida somos totalmente contra, seja na Avenida Silvio Avidos ou em qualquer via do município”.

O prefeito Meneguelli se mostra irredutível da decisão e disse em entrevista a um canal de TV local que o próximo passo será implantar a ciclovia também na Avenida Getúlio Vargas, com esta fala os comerciantes da via citada também ficaram apreensivos .

O presidente do Sindilojistas Junior Menegatti, diz que o prefeito está levando em conta somente a opinião dele ou seja fazendo o que ele pensa, baseado em talvez no que possa ter visto em outra cidade. “Colatina tem características diferentes de outras cidades, por isso, deve se discutir e não fazer apenas duas reuniões e depois tomar a atitude que quiser”. Menegatti completa:”Ao meu ver o prefeito está sendo arbitrário pois está  fazendo o que ele quer, mas tem que haver diálogo, tem que ser amadurecida a ideia. Não sou contra ciclovias, mas dentro de uma realidade local, que não está sendo levada em conta”.

Meneguelli garante que tem o apoio popular neste embate e segundo pessoas ligadas a ele, dizem que isso lhe da força para manter o projeto. Projeto este que custará mais de R$ 300.000,00 e não está incluso no Plano de Mobilidade Urbana Municipal, pois o mesmo revela através de estudos que na Avenida Silvio Avidos não é o local propício para ciclovia, mas sim, de um corredor exclusivo para ônibus, que daria maior fluidez ao trânsito.

Esta quarta-feira (19) será o dia “D”. De um lado o Prefeito Meneguelli dizendo que a ciclovia é a melhor forma da cidade ter mais mobilidade urbana, do outro lado os lojistas relatam que a ciclovia irá prejudicar o comércio local. A expectativa de interlocutores é que as partes possam conversar e quem sabe chegarem a um acordo. Na quinta-feira as 20h saberemos o resultado deste debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido