Medo do Coronavírus faz colatinense zerar estoque de álcool em gel 70% nas farmácias

O medo da contaminação pelo Coronavírus tem levado a população colatinense a uma verdadeira corrida as farmácias e lojas especializadas do município. O objetivo é tomar medidas contra a doença que está amedrontando o mundo e já contabilizou quase 140 casos suspeitos no Brasil e no Estado do Espírito Santo já há um caso suspeito cuja probabilidade de confirmação cresce a cada instante.

Em levantamento feito junto as farmácias do Centro de Colatina e São Silvano, foi relatado por comerciantes e clientes a busca por produtos que possam prevenir o contágio. O Álcool em Gel 70% é o produto mais procurado segundo a vendedora de uma farmácia localizada na Avenida Getúlio Vargas: “Já está faltando Álcool em Gel 70% aqui pra gente, pois a procura nesta última semana foi muito grande. Teve um senhor que comprou 11 frascos”. Relata Maria do Carmo.

Pessoas que vão as farmácias já demonstram a preocupação em faltar os produtos, como antigripal, máscaras e especialmente o álcool em gel. Verônica, mãe de duas crianças, disse que não sabe bem o que está acontecendo, mas já ouviu falar que o ato de lavar as mãos é uma das coisas mais importantes para se evitar o contagio de doenças”. Verônica de Almeida, não encontrou o produto que estava procurando na farmácia, onde a mesma foi entrevistada, e se encaminhou para outro estabelecimento comercial tentar encontrar o álcool 70%.

Mas a preocupação não é somente dos colatinenses. Nesta sexta-feira (28), o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, esteve em reunião com representantes da Associação Brasileira de Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), para detalhar os termos das ações para evitar a escassez de itens de segurança e de prevenção contra o novo Coronavírus no Brasil.

A tendência é a procura aumentar ainda mais a partir deste final de semana, pois a Igreja Católica, em especial a Diocese de Colatina, começou um trabalho de orientação junto aos membros da Igreja tendo como objetivo prevenir e combater a proliferação do vírus. Entre as orientações estão :

1. Não dar o ABRAÇO DA PAZ
2. Não rezar o PAI-NOSSO de mãos dadas
3. Receber a SAGRADA COMUNHÃO exclusivamente na mão
4. Não distribuir e não comungar sob as DUAS ESPÉCIES
5. Em salas e templos climatizados, regular o AR CONDICIONADO (modo frio) para uma temperatura que seja a mais próxima possível da temperatura ambiente
6. Em salas e templos sem climatização, manter o ESPAÇO o mais aberto e ventilado possível
7. Em momentos de ACOLHIDA e encontro, evitar apertos de mão e abraços.

Com esta ação a conscientização das pessoas irão aumentar e desta forma uma maior procura pelos produtos farmacêuticos ocorrerão. Muitos clientes vão se deparar neste final de semana com as informações advinda das Igrejas”. Externa um proprietário de farmácia no bairro de São Silvano em Colatina. “Estou com estoque baixo dos produtos, mais procurados nesse instante pelos colatinenses, tenho que fazer um pedido bem acima do normal, pois a procura está acentuada”. Finaliza o farmacêutico e proprietário de farmácia.

Segundo Ricardo Mirim Presidente do. CDL Colatina “Ocorreu um desabastecimento temporário junto as farmácias, devido a crescente e repentina demanda por alguns produtos”. Não haverá um problema para a reposição de estoques por parte das distribuidoras junto as farmácias, diz o presidente. Outro ponto que é lembrando por Marim é que as Farmácias de manipulação não tem nenhuma dificuldade em manipular esses produtos. Segundo Ricardo a prática de higienizar as mãos é necessário ocorrer diariamente, não somente nos momentos de tensão como estamos vivenciando. “São hábitos saudáveis que devem ser utilizados sempre”. Orienta o comerciante.

A preocupação tem motivação relevante, por isso se faz necessário o devido cuidado com a higiene, pois lavar as mãos com produtos antibactericidas e utilizar Álcool em Gel 70% poderá contribuir para a não proliferação da maior preocupação dos colatinenses e do mundo na atualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido