Projeto que busca reduzir a população em situação de rua em Colatina é lançado por empresários e Policia Militar

Um dos problemas crônicos do município de Colatina a muitos anos é a quantidade de pessoas que vivem em situação de rua. Na maioria das vezes são pessoas que vieram de outras cidades e até de outros estados e entre eles há moradores de rua com mandados de prisão em aberto.

Ações já foram executadas no município envolvendo o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Colatina, no período que a ação estava em andamento, a população observou a diminuição desses moradores em situação de rua, mas passado alguns meses outras pessoas já estavam ocupando o espaço público e aumentando o índice de violência, pois nas abordagens policiais é comum entre os moradores de rua terem foragidos da justiça.

O último dado oficial do número de pessoas em situação de rua em Colatina foi fornecido pelo Programa Cidades Sustentáveis em 2016 cujo total era de 100 pessoas entre homens, mulheres e crianças. A prefeitura mantém um programa denominado Centro Pop onde os moradores de rua são encaminhados e lá tem atendimento e repouso, mas a grande maioria não permanece e voltam para as ruas.

Demonstrando a preocupação com a quantidade de moradores em situação de rua o Sindi varejista de Colatina juntamente com a Polícia Militar lançou o “Programa Volta Pra Casa”, pois a grande maioria dessas pessoas não tem a condição financeira para arcar com os custos da passagem, com isso a adesão ao programa tende a ser grande, pois verdadeiramente muitos querem voltar para próximo de seus familiares e não tem condições financeiras para retornarem.

Como é feito o procedimento:

A Polícia Militar de Colatina tem operações rotineiras de abordagem aos moradores em situação de rua tendo como objetivo averiguar se há histórico criminal ou mandado de prisão em aberto. Nessas abordagens são constatadas pessoas que querem retornar para suas cidades.

A Policia Militar entra em contato com os familiares, mas antes de embarcar o morador em situação de rua é levado ao Pop Rua para tomar banho e trocar de roupa e após esse procedimento é levado até a rodoviária para embarcar.

O Conselho de Segurança do Município de Colatina, através de empresários custeiam as passagens. “O ponto negativo neste trabalho de resgate ao ser humano é que a Prefeitura de Colatina não participa desta ação”. Revelam empresários que estão contribuindo financeiramente para que o projeto avance.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido