Procura por álcool em gel derruba estoque e infla preço em Colatina

O Colatinense despertou para o problema do coronavírus, a prova é que produto como álcool em gel 70% está faltando nas prateleiras das farmácias, tanto do centro da cidade como em São Silvano. Algumas farmácias estão repassando para o consumidor a alta da indústria. O aumento das distribuidoras dos produtos como álcool 70% e máscaras, em nível nacional, já ultrapassa os 160%.

Devido a influência da contaminação pelo coronavírus o colatinense está modificando seus hábitos, dar as mãos passou a ser um transtorno, pois o contágio se dá de várias formas e manter a higiene nas mãos é fundamental para evitar a contaminação. Uma outra prática que antes era raramente observada nas ruas da cidade, passar álcool em gel nas mãos, virou costume no últimos dias. Na bolsa, dentro do automóvel, no comércio em geral o uso é constante.

O ponto negativo é que o álcool em gel 70% aumentou significativamente em algumas farmácias, segundo a moradora do bairro Esplanada Jandira Finco: “Eu comprava a R$ 15.50 no início desta onda de coronavírus já essa semana a R$ 23,80 e pela falta do produto, ainda vai aumentar muito, tenho certeza disso”. 

Os proprietários de farmácia, os que aumentaram o valor, alegam que o aumento vem da indústria e repassam para o consumidor por uma questão de necessidade. Segundo proprietário de uma farmácia no Calçadão da Rua Geraldo Pereira, que não quis relatar o aumento praticado pela indústria disse que: “Até o momento mantive, mesmo com o aumento dos distribuidores, os preços que já praticava. Com isso vendi todo o meu estoque rapidamente”. relata o proprietário.

Juntamente com a falta do álcool em gel e o aumento do preço, surge um novo problema que pode prejudicar a população. A produção de álcool em gel caseiro. Pois em época de pandemia receitas caseiras surgem a todo o momento para combater o coronavírus, mas em sua grande maioria não há comprovação.

” Duas folhas de gelatina incolor sem sabor, um copo de água quente e 12 copos de álcool 96 graus. Misture tudo e está pronto o álcool em gel de 70%” Essa é uma das receitas caseiras espalhadas pelas redes sociais para preparar o álcool em gel. É importante lembrar que essa receita não é eficaz. “Essas produções caseiras são perigosas, pois acreditam que estão se protegendo, quando na verdade não estão”. Informa o Farmacêutico Paulo Cezar.

Para quem não tem condições de adquirir o álcool em gel, a prática correta é lavar muito bem as mãos com água e sabão e ser tiver como adquirir passar o álcool em gel 70% constantemente, pois ele é comprovadamente eficaz e tem ação rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido