População lota postos de saúde em Colatina com medo do coronavírus

O Colatinense lotou os postos de saúde da cidade nesta segunda-feira (16) o motivo é o medo de ser contaminado pelo novo coronavírus. 

Segundo funcionários de postos de saúde, o P.A. Municipal anexo a Santa Casa de Misericórdia, ficou cheio, muitas pessoas procuraram atendimento sem ter os sintomas que caracterizam o coronavírus. “Foram por falta de informação mesmo”. Revela uma funcionária.

Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde as equipes do bairro Nossa Senhora Aparecida, e da Unidade de São Silvano tiveram dificuldades nesta segunda-feira (16) nos atendimentos da parte da manhã  por que muita gente procurou as unidades de saúde e a maioria não era sintomático respiratório,não tinha consulta agendada ,não tinha  consulta de urgência.

O percentual de atendimento aumentou ao ponto do Prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli pedir a população que somente procure atendimento médico se realmente necessário, pois várias pessoas com sintomas que não estão relacionados ao coronavírus foram aos postos de saúde com medo de ter sido contaminada. É o caso de Margarida Nunes de Oliveira, moradora do Bairro São Marcos que esteve no P.A. da Santa Casa, ela relatou que estava com dores nas costas e precisava ser atendida. “Nunca me deu essa dor, por isso vim no posto, preciso ser atendida, já sou de idade e tenho medo dessa doença”. Disse a senhora de 65 anos.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Kamila Roldi, este procedimento causa preocupação ,pois além de aglomerar pessoas sem necessidade pode comprometer a capacidade de atendimento e deixar sem ser atendido  quem realmente precisa.

De acordo com a Secretária é necessário que  haja tranquilidade por parte da população,mas que não deixe de se  observar as medidas que a Secretaria de Saúde está indicando de higienização das mãos, de evitar aglomerações, de evitar circular sem necessidade, que haja foco nas informações oficiais e que não haja pânico e manter a prevenção dentro das nossas casas.

Devem procurar os serviços de saúde apenas as pessoas que apresentem sintoma respiratório,febre,tosse, pessoas que tiveram contato com caso suspeito,e de pessoas que viajaram para o exterior.

A Secretária  Kamili Roldi frisou que o município não tem nenhum caso suspeito de Corona Vírus em investigação. Houve um caso suspeito ,mas que já foi descartado no último fim de semana com resultado negativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido