Coronavírus: Colatina possui somente um respirador para cada 1.700 habitantes

Com um total de 1.468 respiradores e uma população estimada em cerca de 4 milhões de habitantes, o Espírito Santo tem uma média de 1 ventilador para aproximadamente cada 2.700 pessoas. Colatina com uma população estimada em 120 mil habitantes teria em média 1 ventilador aproximadamente para cada 1.700 pessoas. Mas por Colatina ser uma cidade polo em saúde e por que várias cidades ao redor do município não possuem respiradores, não seria possível comensurar o número de ventilador pulmonar pela quantidade exata de pessoas.

Colatina além de atender regionalmente possui uma característica diferente de 90% das cidades do Estado. Dos 70 respiradores instalados nos hospitais da cidade, 60% estão na rede particular e apenas 40% na rede pública. No Espírito Santo a maioria dos ventiladores pulmonares – cerca de 73% – está sob administração pública ou filantrópica. Entre as exceções mais relevantes no Estado está Colatina com 60% de respiradores na rede privada e a cidade de Cariacica com 93% dos ventiladores pulmonares na rede particular.

Para tentar amenizar o tamanho do problema, o Governo do Estado fez a compra de 248 respiradores, deste total 90 respiradores já chegaram. Os outros 194 chegarão gradativamente até o mês de maio. Atualmente em todo Estado mais de 140 leitos já estão disponíveis para atendimento, cada qual com um respirador, incluindo os 90 que já chegaram.

No Hospital Sílvio Avidos o Governo do Estado do Espírito Santo já está construindo mais 14 leitos de UTI para apoio aos casos de Covid-19. Outros 25 leitos irão funcionar nos espaços que passam por adequações dentro do hospital. Com isso, o hospital terá a capacidade de UTI ampliada em 39 leitos para atender a população da região.

A Empresa Luz e Força Santa Maria está doando materiais e mão de obra para a criação de dez novos leitos de UTI. A doação, que totaliza cerca de 185 mil reais, contempla também pintura, aquisição de ar condicionado, camas elétricas e a instalação de uma central de monitorização para UTIs. Após a construção, os leitos já estarão aptos a receber os ventiladores pulmonares.

Conheça as cidades ao redor de Colatina que possuem respiradores:

Santa Teresa – possui 23 respiradores, sendo que a concentração é 100% filantrópico;

São Roque do Canaã – possui 1 respirador que é pertencente a rede pública

Marilândia – não possui respirador;

Baixo Guandu – possui 8 respiradores, todos pertencentes a rede pública

Governador Lindemberg – não possui respirador;

Pancas – possui 1 respirador, 100% pessoa física;

Itaguaçu – 1 respirador, pertencente ao poder público.

ES-FALA/Informações Núcleo de GeoSaúde/Ufes/Sesa/Gazeta/Ministério da Saúde.

Foto ilustrativa captada nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido