Prefeito Meneguelli fala sobre novos critérios que definirão possíveis fechamentos dos setores produtivos em Colatina

Colatina passa por um dos períodos mais difíceis devido as consequências da luta contra o Covid-19. Em todo o mundo as determinações para se vencer a pandemia é o isolamento social, as restrições de setores produtivos e o impedimento de aglomeração de pessoas e vários outros. Mas quem tomam as decisões, principalmente em nível de Brasil, está sendo os governadores e prefeitos. 

O Portal de Notícias ES-FALA, entrevistou o Prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli. Neste momento de pandemia, saber do prefeito, como ele está lidando com o atual momento e quais as possíveis medidas que irá tomar, caso o número de contaminados continue crescendo em Colatina ao ponto de alcançar o índice de cidade de “Alto Risco”, determinada pelo Governo Estadual, foi o nosso objetivo.  

ES-FALA: Prefeito esse é o momento mais difícil da sua administração?

Prefeito Sérgio Meneguelli: Dentro dessa gestão enfrentamos momentos difíceis como a Febre Amarela em 2017, a crise da segurança pública em 2018 e tantas outras dificuldades que o dia a dia nos apresenta, mas, podemos afirmar que sim, que estamos vivendo um dos momentos mais difíceis de nossa gestão até o momento.

ES-FALA: Como o senhor está vendo a postura do Colatinense perante os decretos?

Prefeito Sérgio Meneguelli: A situação não é confortável para ninguém. Envolve todos os segmentos e junto a isso abala a economia consideravelmente. Mas é uma questão de saúde e neste caso a vida é prioridade. Os decretos são discutidos e graças a esse dever de casa que vem sendo feito de forma correta estamos podendo caminhar de forma flexibilizada, afinal nossa cidade é uma região polo que concentra uma população flutuante muito ampla. Temos a convicção de que a maioria está de acordo e as decisões seguem sendo tomadas em conjunto com entidades representativas.

ES-FALA: A gente observa medidas duras sendo tomadas pelo senhor, as vezes até mais enérgicas do que o governo estadual. Como lidar com essa situação junto as classes produtivas da cidade?

Prefeito Sérgio Meneguelli: Como afirmei Colatina é um município onde o fluxo de pessoas é muito grande por ser uma cidade polo e referência nas áreas de saúde e educação por exemplo. Por isso tenho a certeza de que fizemos o certo, fizemos e estamos fazendo o dever de casa. Pelo tamanho de Colatina e por esse fluxo de pessoas, se compararmos com outros municípios de forma proporcional, os nossos casos são bem menores e isso é reflexo deste trabalho de prevenção. São doses de um medicamento amargo no momento, mas são necessárias, pois aqui vivemos e nada melhor do que este olhar para identificar o que pode e o que não pode ser feito diante dessa situação visando garantir a saúde de todos.

ES-FALA: Já estamos com 30 contaminados em Colatina. Segundo o decreto estadual, após 35 casos, as cidades que alcançam esse número já são consideradas de alto risco. Colatina corre risco de ter novamente setores como comércio fechados?

Prefeito Sérgio Meneguelli: Estamos fazendo de tudo para evitar que essa situação se agrave. A portaria que define critérios de mudança de risco será republicada na noite de hoje (02 de maio). De acordo com novos critérios atualizados pela SESA, não será mais o número isolado de casos que modificará o grau de risco do município. Agora será levado em consideração o grau de ocupação de leitos também. A expectativa é de que com o aumento dos testes nestes próximos dias possamos ter um aumento no número de casos, e a depender da apresentação dos resultados da semana poderemos mudar ou não as ações adotadas até o momento. Mas os maiores detalhes serão conhecidos pelos secretários municipais neste fim de semana.

ES-FALA: Como se dará essa conta de infectados. Serão 35 casos consecutivos ou não contará os já curados, para que a prefeitura tome novas decisões restritivas?

Prefeito Sérgio Meneguelli: Nunca se subtrai os curados da conta. Sempre são considerados o total, uma vez que podemos presumir que um infectado contaminou outras pessoas que podem ser até assintomáticas.

ES-FALA: Neste sábado dia 2 de maio, o centro da cidade estava com muitas pessoas nas ruas, supermercados, etc… qual a sua mensagem para as pessoas que ainda não estão convencidas da importância do isolamento social.

Prefeito Sérgio Meneguelli: Que não brinquem com essa situação. Não espere acontecer com alguém próximo para ver que é sério. Caiam na real e protejam-se. Temos muitas pessoas trabalhando porque os serviços essenciais não podem parar, mas quanto menos pessoas circularem mais protegidos estes que precisam desempenhar suas funções estarão. Acredito que isso vai passar e o mais breve se todos fizerem sua parte e assim poderemos voltar a nos abraçar. Mas agora, neste momento o isolamento, o ficar em casa é importante.

O Prefeito de Colatina ressalta que mesmo com a pandemia a prefeitura segue realizando obras, como pavimentação de ruas, feira livre, até para poder espaçar mais as barracas. “Estamos com dificuldades, mas não estamos parados”. Finaliza o Prefeito Meneguelli.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido