Farmácia Cidadã Estadual em Colatina amplia prazo de validade dos documentos

A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou, no último sábado (23), no Diário Oficial do Espírito Santo, a Portaria de Nº 095-R, de 23 de maio de 2020, que amplia o prazo de vencimento das documentações para a retirada de medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais.

De acordo com a gerente da Assistência Farmacêutica, Gabrieli Freitas, a medida visa a garantir segurança ao usuário diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Sabemos da necessidade de manter o isolamento social e diminuir a circulação de pessoas, e, diante disso, estamos ampliando o tempo de validade das documentações que já estavam no processo para a dispensação do medicamento”, informou Gabrieli Freitas. 

Os tratamentos cuja autorização de procedimentos ambulatoriais (APAC) terminem até agosto de 2020 poderão ser renovados automaticamente, em caráter excepcional, sem a apresentação de Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento (LME) e prescrição médica, por período adicional de três meses, para aqueles que não tiveram quaisquer mudanças nos medicamentos. 

Atendimentos Farmácias Cidadãs Estaduais durante a Covid-19

As 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Guaçuí, seguem com as medidas especiais, visando à segurança do usuário e do trabalhador diante da pandemia do novo Coronavírus.

As retiradas de medicamentos são realizadas de acordo com o horário de agendamento e, caso haja a necessidade de abertura de novo processo, o usuário poderá se dirigir à unidade de referência do município. 

Entre as medidas estão: 

– Os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local;

– Para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa a reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento;

– A gerência orienta também que todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs façam uso de máscaras e lavem as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço e não com as mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido