Colatina vai incluir Cloroquina em tratamento da Covid-19

Segundo o setor de comunicação da Prefeitura de Colatina, o município está preparando um protocolo para que seja estabelecido o uso de medicamentos a base de Cloroquina para o tratamento da Covid-19. O documento está em fase de finalização, está tramitando junto à Procuradoria Municipal para juridicamente passar a valer. 

Segundo a Secretária Kamila Roldi, o documento é baseado nas orientações das instâncias superiores da saúde. A referência é o Ministério da Saúde que estabelece as orientações para o uso do medicamento. Kamila acredita que nesta sexta-feira (26), o protocolo será enviado para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) solicitando a medicação.

O Protocolo orienta que a decisão de prescrição seja exclusiva do médico, ou seja, do profissional de saúde que está acompanhando o tratamento do paciente, pois cada infectado tem suas características próprias, por isso a administração do medicamento é um ato médico.

Mas a decisão de aceitar ou não a medicação será do próprio paciente, assim, o infectado dará a última palavra. Segundo a Secretaria de Saúde, haverá um termo de consentimento por parte do paciente. Tanto para o médico, quanto o paciente, não haverá obrigatoriedade, mas sim uma decisão em conjunto, segundo informações do conteúdo do protocolo que está sendo finalizado na Prefeitura Municipal de Colatina.

“O nosso objetivo é dar oportunidade a sociedade de ter acesso aos medicamentos que possam combater essa terrível doença”. Diz Kamilla Roldi.

No Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, nesta quarta-feira (24), que até o momento, nove municípios sinalizaram oficialmente ao Governo do Espírito Santo que pretendem utilizar  medicamentos a base cloroquina para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

São eles: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

O Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, garantiu que o Estado respeitará a conduta de cada administração municipal. “O Estado não vai se opor e vai respeitar a decisão dos municípios que queiram seguir as recomendações do Ministério da Saúde”, disse.

No último sábado, o secretário informou uma atualização do protocolo para uso da cloroquina, descrita na Nota Técnica Covid-19 nº 42/2020, que trata sobre recomendações para tratamento farmacológico de pacientes com infecção por covid-19.

A Sesa ressaltou que o uso da cloroquina não foi suspenso pelo Estado. Por nota, a secretaria informou que a atualização do protocolo de uso foi realizada após avaliação técnica de um grupo de médicos especialistas, que revisaram um conjunto de artigos científicos e consensos de entidades médicas, ficando estabelecido o uso somente mediante avaliação médica em pacientes hospitalizados.

A Secretaria diz ainda que orienta os municípios a adotarem medidas e protocolos de tratamento baseados em evidências e com foco na segurança do paciente. “Isso inclui a publicação de um ato administrativo específico para normatizar o uso do medicamento, com as devidas orientações sobre as contraindicações, os eventos adversos, a garantia de monitoramento cardíaco quando indicado, para que, não obstante a autorização do Conselho Federal de Medicina, os profissionais médicos sejam protegidos de possíveis responsabilizações civis e criminais caso ocorram eventos adversos com o uso do medicamento”, diz a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido