Colatina já registrou mais de 20 casos de coronavírus entre crianças com até 9 anos. Veja orientação de pediatra

De acordo com as últimas atualizações da Secretaria Municipal de Saúde, a covid-19 também tem avançado entre os mais jovens. Os dados mostram que 21 crianças de até 9 anos de idade já foram diagnosticadas com coronavírus em Colatina.

Segundo os números apresentados no Painel Covid-19, 11 crianças de 0 a 4 anos testaram positivo, para a doença e outras 10, com idades entre 5 e 9 anos, também tiveram casos de coronavírus confirmados.

A faixa etária que concentra o maior número de casos é de pessoas entre 30 a 39 anos ( 384 casos confirmados), seguido por pessoas com idades entre 40 e 49 anos (243 casos confirmados).

No total, já foram registrados no Estado até o momento 30 mortes e 3.877 casos. Ao todo, 709 pacientes se recuperaram da doença.

Pediatra orienta sobre cuidados com crianças:

Para tentar combater o Novo Coronavírus e a transmissão da doença entre as crianças, adultos e idosos, medidas simples devem ser adotadas entre as pessoas, de acordo informações do médico pediatra Dr. Rodrigo Abbud. 

Ainda segundo explicações do médico, quando o assunto está relacionado às crianças, é preciso que haja mais cuidado. O pediatra ressalta as pequenas ações para que os pequenos não sejam infectados e consequentemente virem transmissores do vírus. 

“Nós vivemos uma epidemia sim, mas todos nós somos responsáveis e precisamos tomar medidas de prevenção que são simples, como sempre lavar as mãos. O uso do álcool em gel também é uma ação eficaz. Precisamos sempre lembrar as crianças que devemos manter as mãos afastadas do rosto. Nós não devemos coçar os olhos e depois levar ao nariz ou a boca”.

Ainda de acordo com Abbud, outras medidas simples não devem passar despercebidas. “Precisamos mudar o hábito de tocar as pessoas. Tem gente brincando e dizendo vamos cumprimentar com pés ou cotovelos? Acho isso sadio e neste momento é que precisamos reforçar os cuidados. Evitando o aperto de mão, do abraço. Precisamos evitar o toque, precisamos mudar a conduta diante de lugares com aglomerações”, disse. 

Quanto aos estudos suspensos temporamente, o médico acredita que a medida de suspender às aulas, como foi anunciado na tarde de segunda-feira (16) pelo governador do Estado Renato Casagrande, possa ser uma medida precoce,  já que pesquisas apontam para o pico da doença para os próximos 15 dias. 

Rodrigo Abbud falou ainda sobre as medidas de etiquetas respiratórias, como tossir ou espirrar sobre o cotovelo. “Nós precisamos estimular e mudar nossa cultura, com medidas simples e eficaz. Ao espirrar ou tossir, sempre cubra o rosto com o cotovelo e de imediato lave as mãos”, concluiu. 

ES-FALA/Informação TV Vitória / Record TV/Folha Vitória.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido