Veja a situação de Colatina no novo Mapa de Risco que entrará em vigor na segunda-feira (20) em todo Estado

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Ao contrário de várias cidades do Estado do Espírito Santo, Colatina está aumentando a cada dia o número de casos do novo coronavírus. Os motivos que foram expostos pelas autoridades de saúde são os baixos índices de isolamento social e pessoas contagiadas não cumprindo o isolamento obrigatório, esses fatores caracterizam as cidades que permanecem no risco alto de contágio da Covid-19.

O 14º Mapa de Risco de contaminação no Estado, foi divulgado neste sábado (18), com a classificação atualizada dos 78 municípios capixabas em relação ao risco de transmissão do novo coronavírus. Deste total, Colatina e mais 13 cidades permanecem no risco alto. Em comparação com o mapa da última semana, foram 27 municípios que saíram desta classificação para os riscos moderados e baixos.

Além de Colatina mais 13 cidades permanecem no risco alto, são elas: Alto Rio Novo, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.

Quatro parâmetros estão sendo levados em conta para a definição da chamada “ameaça” na classificação da Matriz de Risco: letalidade, isolamento, percentual de pessoas com mais de 60 anos e o número de casos ativos. Além disso, também entra a chamada “vulnerabilidade”, que, segundo o Governador Renato Casagrande, é a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado.

Assim, Colatina passa ser a única cidade da microrregião a continuar sofrendo as restrições, pois, São Roque do Canaã, Marilândia, Baixo Guandu, que estavam no risco alto foram rebaixadas para o risco baixo e conseguiram evitar uma série de medidas menos restritivas, como por exemplo, o comércio poder operar de segunda a sexta-feira sem interrupções. 

Colatina até às 6 horas deste domingo (19), contabiliza 3.019 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Destes, 54 estão internados e 1.85 estão sendo tratados em suas residências e teoricamente cumprido o isolamento social. Colatina computou 63 mortes por Covid-19. O último boletim emitido pela Secretaria de Saúde Municipal, foi neste sábado (18), onde marcava que 42 novos casos surgiram no município.  

Mais Notícias

Deixe um comentário