Veja a situação de Colatina no novo Mapa de Risco que entrará em vigor na segunda-feira (20) em todo Estado

Ao contrário de várias cidades do Estado do Espírito Santo, Colatina está aumentando a cada dia o número de casos do novo coronavírus. Os motivos que foram expostos pelas autoridades de saúde são os baixos índices de isolamento social e pessoas contagiadas não cumprindo o isolamento obrigatório, esses fatores caracterizam as cidades que permanecem no risco alto de contágio da Covid-19.

O 14º Mapa de Risco de contaminação no Estado, foi divulgado neste sábado (18), com a classificação atualizada dos 78 municípios capixabas em relação ao risco de transmissão do novo coronavírus. Deste total, Colatina e mais 13 cidades permanecem no risco alto. Em comparação com o mapa da última semana, foram 27 municípios que saíram desta classificação para os riscos moderados e baixos.

Além de Colatina mais 13 cidades permanecem no risco alto, são elas: Alto Rio Novo, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.

Quatro parâmetros estão sendo levados em conta para a definição da chamada “ameaça” na classificação da Matriz de Risco: letalidade, isolamento, percentual de pessoas com mais de 60 anos e o número de casos ativos. Além disso, também entra a chamada “vulnerabilidade”, que, segundo o Governador Renato Casagrande, é a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado.

Assim, Colatina passa ser a única cidade da microrregião a continuar sofrendo as restrições, pois, São Roque do Canaã, Marilândia, Baixo Guandu, que estavam no risco alto foram rebaixadas para o risco baixo e conseguiram evitar uma série de medidas menos restritivas, como por exemplo, o comércio poder operar de segunda a sexta-feira sem interrupções. 

Colatina até às 6 horas deste domingo (19), contabiliza 3.019 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Destes, 54 estão internados e 1.85 estão sendo tratados em suas residências e teoricamente cumprido o isolamento social. Colatina computou 63 mortes por Covid-19. O último boletim emitido pela Secretaria de Saúde Municipal, foi neste sábado (18), onde marcava que 42 novos casos surgiram no município.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido