Colatina poderá receber o Samu 192 em outubro. Veja quando acioná-lo

Uma reivindicação antiga da população colatinense poderá se concretizar ainda neste ano de 2020, provavelmente no mês de outubro. A cidade de Colatina está entre os municípios do interior que receberão o Samu 192. A solicitação por parte da população vem de anos, pois tanto o Corpo de Bombeiros de Colatina como a Polícia Militar durante décadas, fazem o atendimento que seria apto ao Samu 192 fazer.

O estabelecimento  do Samu no interior do Estado faz parte do programa “Samu para Todos” que foi implantado pelo Governo Estadual no fim do ano passado .

Além de Colatina outros 13 municípios da região Noroeste também devem ser contemplados com o serviço, como por exemplo, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Marilândia, Baixo Guandu  e Pancas.

A expectativa é de que esses municípios recebam o Samu-192 em outubro próximo; isto vai depender dos trâmites legais já que a licitação vai ser liberada a partir de 30 de setembro.

Além dos 14 municípios da região Noroeste, 6 municípios da região Norte também serão contemplados como Aracruz, Ibiraçu e Linhares

Ao todo o investimento chega a 8 milhões de reais valor que será dividido entre o Estado e as Prefeituras que vão receber o serviço.

O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, se reuniu virtualmente com os secretários de saúde dos municípios que serão contemplados pelo Samu ainda neste ano.

Em Colatina, onde não existe o Samu 192, os serviços de resgate, urgência e emergência são feitos pelos Bombeiros e também pela Central de Ambulâncias que a Prefeitura implantou no município há alguns meses em razão da pandemia do Coronavírus.

A Secretária de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, disse que mesmo com a chegada do Samu em Colatina o serviço de Central de Ambulâncias vai continuar, porém, vai mudar a função. Não fará mais os serviços de urgência e emergência que atualmente é feito para dar suporte ao Corpo de Bombeiros que tem uma demanda muito alta neste sentido.

Atualmente o Samu atua em 22 municípios de todo o Estado. Na região Noroeste 3 municípios já têm o serviço. Santa Teresa, Itaguaçu e Itarana. Agora com a implantação em mais 20 municípios, 14 na região Noroeste  e 6 na região Norte, a expectativa é de que a área de cobertura do Samu aumente facilitando ainda mais  a prestação  dos serviços de saúde para a população.  

O que é o SAMU 192?

                O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos (Ambulâncias e Motolâncias) tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros e condutores socorristas.

Como funciona o SAMU 192?

                O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida pelo Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, que identifica a emergência e coleta as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As Ambulâncias e Motolâncias são distribuídas estrategicamente para melhorar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas. Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.

Quando acionar o Samu 192

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor bem forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido