Colatina poderá receber o Samu 192 em outubro. Veja quando acioná-lo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Uma reivindicação antiga da população colatinense poderá se concretizar ainda neste ano de 2020, provavelmente no mês de outubro. A cidade de Colatina está entre os municípios do interior que receberão o Samu 192. A solicitação por parte da população vem de anos, pois tanto o Corpo de Bombeiros de Colatina como a Polícia Militar durante décadas, fazem o atendimento que seria apto ao Samu 192 fazer.

O estabelecimento  do Samu no interior do Estado faz parte do programa “Samu para Todos” que foi implantado pelo Governo Estadual no fim do ano passado .

Além de Colatina outros 13 municípios da região Noroeste também devem ser contemplados com o serviço, como por exemplo, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Marilândia, Baixo Guandu  e Pancas.

A expectativa é de que esses municípios recebam o Samu-192 em outubro próximo; isto vai depender dos trâmites legais já que a licitação vai ser liberada a partir de 30 de setembro.

Além dos 14 municípios da região Noroeste, 6 municípios da região Norte também serão contemplados como Aracruz, Ibiraçu e Linhares

Ao todo o investimento chega a 8 milhões de reais valor que será dividido entre o Estado e as Prefeituras que vão receber o serviço.

O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, se reuniu virtualmente com os secretários de saúde dos municípios que serão contemplados pelo Samu ainda neste ano.

Em Colatina, onde não existe o Samu 192, os serviços de resgate, urgência e emergência são feitos pelos Bombeiros e também pela Central de Ambulâncias que a Prefeitura implantou no município há alguns meses em razão da pandemia do Coronavírus.

A Secretária de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, disse que mesmo com a chegada do Samu em Colatina o serviço de Central de Ambulâncias vai continuar, porém, vai mudar a função. Não fará mais os serviços de urgência e emergência que atualmente é feito para dar suporte ao Corpo de Bombeiros que tem uma demanda muito alta neste sentido.

Atualmente o Samu atua em 22 municípios de todo o Estado. Na região Noroeste 3 municípios já têm o serviço. Santa Teresa, Itaguaçu e Itarana. Agora com a implantação em mais 20 municípios, 14 na região Noroeste  e 6 na região Norte, a expectativa é de que a área de cobertura do Samu aumente facilitando ainda mais  a prestação  dos serviços de saúde para a população.  

O que é o SAMU 192?

                O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar,  que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos (Ambulâncias e Motolâncias) tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros e condutores socorristas.

Como funciona o SAMU 192?

                O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida pelo Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, que identifica a emergência e coleta as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As Ambulâncias e Motolâncias são distribuídas estrategicamente para melhorar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas. Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.

Quando acionar o Samu 192

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor bem forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;

– Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

 

Mais Notícias

Deixe um comentário