Ifes – Campus Itapina realiza ação de reflorestamento às margens do Rio São João Grande

Estudantes e servidores do Ifes – Campus Itapina realizaram uma ação de manejo e reflorestamento de mudas nativas de mata atlântica em área situada às margens do Rio São João Grande, em Colatina. A atividade ocorreu na quinta-feira (17) e foi organizada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEEA) como continuação dos trabalhos de reflorestamento iniciados em 2019.

O grupo – que saiu de máscaras e em número reduzido para manter o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde, devido à pandemia – fez o plantio, replantio e irrigação de mudas com confecção de croqui para acompanhar o desenvolvimento das plantas posteriormente. A área cuidada se situa dentro do próprio campus.

De acordo com os professores Rosinei Ronconi Vieiras e Tessa Chimalli, nesse manejo também foi realizado o coroamento e amontoamento de palhada ao redor das mudas, além da medição de altura e diâmetro das plantas para o seu monitoramento.

O NEEA informou que planeja em outro momento, após o início das chuvas, que deve ocorrer a partir da primavera, mais uma ação de manejo, roçada total da área e acompanhamento do desenvolvimento das mudas plantadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido