Espírito Santo lidera o número de participantes do País na Vivescer

O Espírito Santo conta com a adesão de 100% dos municípios e lidera o número de participantes do País, com quase 13 mil inscritos, na Vivescer, plataforma gratuita de desenvolvimento integral dos docentes. A iniciativa é uma parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) com a Secretaria da Educação (Sedu), que tem atuado com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Além da comunidade, a Vivescer oferece quatro jornadas de aprendizagem: corpo, emoção, mente e propósito. Cada jornada é composta por quatro percursos de aprendizagem, que refletem as dimensões das experiências individuais, dos comportamentos, das relações e dos sistemas.

A técnica pedagógica da Superintendência Regional de Educação (SRE) Nova Venécia, Penha Cimadon, coordena a Vivescer dando suporte aos professores das escolas jurisdicionadas. “Muitas pessoas estão sem saber lidar com as emoções. Debatemos sobre como enfrentar a pandemia com equilíbrio. A Educação está sendo rápida em suas transformações e nossa maior preocupação é crescer como ser humano. Essas incertezas precisam dar sentido à vida buscando o equilíbrio. As emoções precisam ser gerenciadas neste momento”, disse.

A técnica pedagógica afirmou ainda que os professores que participam da Vivescer, estão fortalecendo o emocional para receber os alunos e suas famílias “Temos que apoiar, incentivar e desenvolver as competências socioemocionais com foco. A Vivescer mostra que precisamos multiplicar nosso olhar para a realidade e superar sem exclusão”, explicou.

Semanalmente a Vivescer promove lives que abordam temas como autocompaixão, volta às aulas, inovação e cuidado com o professor.

Para participar da plataforma Vivescer é necessário se inscrever e criar um perfil, onde o educador passa a fazer parte da comunidade: um espaço de reflexões e troca de ideias sobre a profissão. Nesse espaço, é possível fazer perguntas, compartilhar relatos e vídeos sobre a prática e trocar arquivos interessantes, como textos e planos de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido