Desde quando o Governo do Estado autorizou a retomada das atividades escolares com a prevenção para a controle da Covid-19, os municípios estão avaliando se deve ou não voltar. Na região Noroeste do Estado, somente Colatina e Baixo Guandu até o momento optaram não voltar com as aulas presenciais. Também em outros 18 municípios de todo o Estado a decisão já foi tomada, e o retorno das aulas presenciais será apenas em 2021.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undume-ES), fez uma enquete com secretários da área de todo o Estado. O presidente da entidade, Vilmar Lugão de Brito, diz que, conforme as indicativos prestados pelos gestores até o momento, a quantidade de município que não deve retornar vai mais que dobrar.
Lugão, observa que, além da necessidade de os municípios adaptarem às escolas com os protocolos sanitários para receber os alunos, também pesa o aspecto pedagógico. A avaliação que muitas redes estão fazendo é que, com a necessidade de escalonamento e rodízio de estudantes, e mais o período de acolhimento, o tempo dedicado às aulas presenciais seria reduzido até o final de 2020.
O presidente da entidade ressalta, porém, que os municípios estão consultando a comunidade escolar, pais e professores, e também a equipe técnica de saúde para avaliar a retomada. “Não é uma decisão exclusiva da educação”. Frisa Vilmar















