Coronavírus continua matando em Colatina. Agora são 135 óbitos

A cidade de Colatina contabilizou mais uma morte nesta sexta-feira (30), agora são 135 óbitos. No mesmo dia foram registrados 26 novos casos da doença contra apenas 16 pessoas que conseguiram se curar  

O total de casos confirmados da Covid-19 até a presente data é de 7.013 pessoas que foram contaminadas desde o início da pandemia. Destes 6.114 encontram-se clinicamente curadas. Em suas residências cumprindo a quarentena e sendo tratadas estão 756 pessoas.

Na rede hospitalar tanto nos hospitais públicos como nos privados estão internadas no município de Colatina 08 pessoas.  

ESTADO

A taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a subir no Espírito Santo e atualmente está em 1,1. Isso significa que um grupo de 10 pessoas infectadas com a covid-19 é capaz de transmitir a doença para outras 11. De acordo com especialistas, quando a taxa passa de 1, a pandemia volta a avançar.

“Agora, nessa última semana, logo depois do feriado de 12 de outubro, a gente já começa a ver, tanto no interior quanto na Grande Vitória, um aumento para cima de 1. Ainda estamos em 1,1 e 1,2, mas é algo que a gente precisa ficar alerta”, ressaltou a doutora em epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel.

A pandemia do coronavírus atingiu seu pico no Espírito Santo durante o mês de junho. No início de julho, a curva da pandemia se estabilizou, formando uma espécie de “platô”. No entanto, seguiam elevados os números diários de novos casos e de mortes causadas pela covid-19.

Em agosto, houve queda nos números e na taxa de transmissão da doença no estado. Na ocasião, a taxa era de 0,4 — ou seja, dez pessoas infectadas transmitiam o coronavírus para outras quatro. 

Parecia que a pandemia estava perto de ser controlada, mas não é o que vem sendo observado nas últimas semanas. Segundo especialistas, ainda não estamos entrando em uma segunda onda da covid-19, até porque a primeira não chegou ao fim.

BRASIL

 média móvel diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 433 nesta sexta-feira, 30. O valor considera as oscilações de registros de óbitos dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Desde às 20 horas do dia anterior, o País contabilizou 529 novos óbitos, elevando o total para 159.562 brasileiros mortos pela doença desde o início da pandemia, em fevereiro. Já o número de casos subiu para 5.519.528 após a contabilização de mais 23.126 brasileiros infectados.

Foto captada nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido