Covid-19: com UTI e tenda lotadas, Hospital Sílvio Avidos abre mais 10 leitos na próxima semana

A direção do Hospital Estadual Sílvio Avidos informa que a ocupação de leitos no hospital é dinâmica, já que diariamente são realizadas altas médicas, transferências, novas admissões, entre outros.

Nos meses de agosto e setembro, ocorreu uma redução do número de pacientes Covid, chegando a taxa de ocupação de UTI de 53% e taxa de ocupação enfermaria de 47%. Devido a essa redução de casos, foram revertidos leitos para o atendimento de pacientes não Covid.

Conforme o comportamento da curva de casos, a unidade possui um plano de emergência para reversão de leitos. A previsão é que 10 novos leitos de UTI sejam abertos no hospital na próxima semana.  Além disso, o Governo do Estado prevê a abertura de leitos de UTI e enfermaria na Santa Casa de Misericórdia de Colatina, a partir da próxima terça-feira (01).

É importante destacar que a Secretaria da Saúde está com um edital em aberto para a ampliação de leitos Covid para toda a rede SUS e também a renovação de contrato com hospitais privados. Esclarece que o chamamento visa a contratação de um total de até 130 leitos de UTI e 187 de enfermaria. Destes, 50 leitos de UTI e 185 de enfermaria já foram aderidos.

A Sesa ainda trabalha com a previsão de entrega de mais 160 leitos, fruto de obras na rede própria, até o final deste ano – leitos que poderão ser disponibilizados para paciente Covid-19 em caso de ascendência da curva.

Também é preciso frisar que a secretaria trabalha com a disponibilidade de leitos de forma estadual e que estratégias estão sendo adotadas de acordo com o comportamento da curva da doença que é observada diariamente já que a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais é dinâmica. Havendo necessidade, os leitos clínicos também poderão ser revertidos novamente para leitos Covid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido