Desmatamento em Santa Teresa, que pode causar desabastecimento de água em Colatina, será mapeado em sobrevoo

Após denúncias de que o desmatamento e loteamentos clandestinos poderão interferir no abastecimento de água em Colatina e mais 10 cidades do Espírito Santo, um monitoramento aéreo será realizado em Santa Teresa para mapear os pontos de desmatamento e parcelamento irregular do solo no município. A partir das localizações que vão ser obtidas por georeferenciamento das áreas, vão ser realizadas fiscalizações em terra.

O trabalho foi realizado em parceria com o Núcleo de Operação e Transportes Aéreo (Notaer-ES), Batalhão da Polícia Ambiental e o Instituto da Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A zona rural de Santa Teresa vem sendo alvo de desmatamento que ameaçam não só os recursos hídricos do município, mas ainda de pelo menos 11 municípios, incluindo Colatina, São Roque do Canaã e Itaguaçu. Cidades que fazem divisa com Colatina. Entre os anos de 2019 e 2020, mais de 100 denúncias foram feitas e pelo menos 21 estão sendo investigadas pela Prefeitura da cidade.

Além da sub-bacia do Rio Santa Maria do Doce, que garante os recursos hídricos para Santa Teresa, além de São Roque do Canaã, Itaguaçu, Itarana e Linhares, desaguando no Rio Doce em Colatina. São quase 200 mil pessoas atendidas por esses mananciais sob o risco de desabastecimento, sem contar o município da Serra, em que parte de sua população, estimada em 527 mil pessoas, também recebe água vinda de Santa Teresa.

CRIMES:

Por nota, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) informa que somente no mês de dezembro de 2020, foram propostos mais de 25 procedimentos criminais por fatos relacionados ao meio ambiente pela Promotoria de Justiça de Santa Teresa.


Ainda segundo o MPES, comprar terreno ou fazer edificações em áreas rurais sem as devidas autorizações legais colocam em risco o equilíbrio ecológico e a manutenção da mata, bem como a importância dela para a vida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido