Alunos de Colatina e região questionam sobre a possível suspensão dos processos seletivos dos cursos técnicos do Ifes

Nesta quinta-feira (14), o  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu a recomendação do Ministério Público Federal (MPF/ES)  de suspensão dos processos seletivos para cursos técnicos de nível médio. A alegação do MPF/ES é de que a análise de histórico escolar e o sorteio, que são os critérios de seleção adotados pela instituição de ensino, violam o princípio da isonomia, desprestigiam o ingresso pelo mérito e transformam “o acesso ao ensino público em prêmio de uma loteria”. 

O Ifes tem 72 horas para se manifestar sobre o assunto. No dia 30 de dezembro a instituição de ensino anunciou que a análise do histórico escolar dos candidatos seria para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Já o sorteio de vagas, para cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).  

O MPF/ES ainda quer saber do Ifes se há possibilidade de realização de provas presenciais, com os devidos critérios de segurança, ou provas não presenciais por meio de sistemas tecnológicos, assim como outras instituições de ensino vêm fazendo.  

O OUTRO LADO 

Vários alunos que pretendem concorrer a uma vaga na instituição de ensino estão questionando se será ou não aplicado o processo seletivo nas modalidades determinadas pelo Ifes. A reportagem do Portal de Notícias ES FALA buscou informação sobre a possibilidade da instituição de ensino acatar a recomendação do Ministério Público Federal do Espírito Santo. O Diretor do Ifes Campus Itapina Fábio Lyrio, respondeu:

O Ifes recebeu ontem essa manifestação (quinta-feira, 14 de janeiro) do MPF que recomenda a suspensão do processo seletivo dos cursos técnicos do Ifes, em virtude das modalidades de seleção estabelecidas no certame.
O Instituto está trabalhando, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, o Gabinete do Reitor e a Procuradoria Federal, para prestar os esclarecimentos no prazo estipulado pelo MPF.

Por ora, os cronogramas da seleção seguem normalmente, conforme os editais.

O processo está sendo muito bem conduzido e já há casos de uso dessas modalidades, com sucesso, em processos seletivos de outras instituições, inclusive outros Institutos Federais. Ou seja, não é algo inédito no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido