Volta às aulas em Colatina será em Fevereiro com aulas remotas

A volta às aulas em Colatina já tem data confirmada: dia 8 de fevereiro. O novo ano letivo vai começar inicialmente com aulas totalmente remotas, no mesmo modelo que os estudantes da rede se adaptaram no ano passado. Gradualmente, o ensino voltará ao modo presencial e algumas adequações já estão sendo feitas.

No primeiro momento, os professores vão utilizar os recursos de acordo com cada contexto social, como o aplicativo google meet (plataforma de comunicação virtual por vídeo) e o whatsapp. “Em alguns casos, especialmente nas escolas do campo onde não há tanto alcance da rede de internet, os estudantes buscam o material na escola para fazer a atividade em casa. Já até levamos material à casa de aluno para que ele não ficasse sem aula. Cada situação é muito particular e queremos atender a todos”, afirmou o Secretário de Educação Cidimar Andreatta.

A previsão é que as aulas no modelo híbrido comecem a partir de março, de forma gradual e seguindo um revezamento semanal. De acordo com Cidimar, “no modelo híbrido os estudantes de cada sala de aula vão ser divididos em dois grupos. Em uma semana um deles terá aula na escola, enquanto o outro estuda em casa”. Ele também informou que a decisão de retorno às salas de aula será facultativa para as famílias. “Os pais poderão optar por enviar ou não os filhos às escolas. Se escolherem por ‘não’, os estudantes continuarão realizando as atividades de casa”.

Adequações nas escolas

Para receber novamente os estudantes e a equipe de servidores de forma segura e preventiva durante a pandemia, as 86 escolas da rede municipal já estão realizando as adequações exigidas pela Secretaria de Estado de Saúde. Entre elas, o distanciamento e demarcação das carteiras escolares e de áreas comuns como refeitório, entrada e banheiros; dispositivos de álcool-gel e de papel toalha; tapetes sanitizantes; exigência da máscara de proteção, entre outras. Outra medida é justamente reduzir a frequência de estudantes em 50%, com o revezamento semanal, evitando aglomerações.

Efetivação de matrículas

O Secretário de Educação faz um alerta aos estudantes que ainda não efetivaram a matrícula nas escolas. “Uma boa porcentagem não realizou a rematrícula, que deveria ter sido feita na chamada aberta no final do ano passado e isso é bastante preocupante”, afirmou Cidimar. Ele esclarece que todos os estudantes que realizaram as atividades de ensino em casa foram promovidos de ano e basta ir até a unidade de ensino que estuda para realizar a rematrícula. Os pais podem procurar as unidades de ensino a partir de 1º de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido