Saiba por quê Colatina é uma das cidades mais quentes do Estado

Colatina é reconhecidamente uma das cidades mais quentes do Estado, se não a mais quente. As temperaturas do verão constantemente ultrapassam os quarenta graus. Mas o calor não está somente nesta época do ano, ocorrendo inclusive em outras estações, que teoricamente, os termômetros deveriam despencar, mas em Colatina, somente ameniza um pouco o calor que é a principal característica da cidade. 

Mas por que tanto calor? Qual a explicação dada pelos estudiosos do assunto? De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a explicação está na geografia da cidade e no símbolo maior do município o Rio Doce.

Isso acontece porque a cidade está localizada em um vale e, em dias mais quentes, ocorre a evaporação do leito do rio, que corta o município, e esse vapor fica concentrado na região. Isso aumenta a sensação de abafamento e aquecimento do município.

Mesmo os colatinenses da gema, vivenciando todos os anos o calor, nesta época do ano não aguentam e desabafam. ” Tenho 63 anos, já era pra eu ter acostuma né? Diz Rosa Maria Junca, moradora do bairro Maria Ismênia. ” O calor é intenso, mesmo com ventilador, a noite tá difícil de dormir”. Finaliza Maria.

Na sexta-feira (29), segundo o serviço de meteorologia, Colatina chegou a trinta e oito graus e uma sensação térmica superior a quarenta graus. A sensação considera, além da temperatura medida, a umidade do ar e a velocidade do vento, entre outros fatores.

Roupas leves, a máxima de proteção solar possível, hidratação constante, são dicas já ouvidas pelos colatinenses desde tenra idade porém, mesmo sabendo o que fazer para amenizar o calor, cada ano surpreende mais. O verão de 2019 foi um dos mais quentes em Colatina a ponto do verão de 2020 estar sendo considerado ameno pelos moradores da cidade.

Se o colatinense que vive diariamente esse calor escaldante sente desconforto nessa estação, imagine os moradores de cidades com temperaturas mais baixas. Senhor Floriano Berger, morador de Santa Maria de Jetibá diz” Toda vez que tenho que vir no médico aqui eu passo mal, não aguentaria morar. A cidade é boa, tem de tudo, mas nunca conseguiria viver aqui”. Comenta o senhor de idade suando devido ao calor da cidade.

Este sábado (30) a temperatura em Colatina estará entre 21ºC a mínima e 36ºC a máxima. A probabilidade de chuva é de 6%.  

CIDADES MAIS QUENTES EM JANEIRO NO ES

Com recordes de calor na primeira e na última semana, o município de Cachoeiro de Itapemirim, ao Sul do Estado, marcou o índice mais elevado: 37.2ºC na quinta-feira (28). Ecoporanga, ao Norte do Espírito Santo, não ficou muito atrás, o município registrou 37ºC no dia 8 de janeiro. Também no pódio ficou o município de Alegre, com 36,5ºC nesta sexta-feira (29).

Além das temperaturas, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de maneira geral, todos os municípios do Espírito Santo estão com chuvas abaixo do normal para o mês de janeiro. Nos municípios onde ocorreram a chuva, os acúmulos não foram o suficiente para atingir nem a metade da média para janeiro. Em outros municípios, não choveu nem um dia sequer no mês.    


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido