Coronavírus: Colatina contabiliza 216 mortes e 14 novos casos

O boletim Covid-19, que é publicado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, contabiliza 216 óbitos até este domingo (14) (17). Foram registrados 14 novos casos da doença contra 12 curas registradas. Neste sábado (13), não foi contabilizada nenhuma morte.

O total de casos confirmados da Covid-19 até a presente data é de 14.217 pessoas que foram contaminadas desde o início da pandemia. Destes encontram-se clinicamente curados 13.666. Não foi divulgado o número de contaminados em isolamento social em suas residências.

Na rede hospitalar tanto nos hospitais públicos como nos privados estão internadas no município de Colatina 15 pessoas. 

VARIANTE

A variante brasileira da covid-19, descrita como P.2, foi identificada em um funcionário do Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, e em um dos pacientes que vieram de Manaus para tratamento no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de nota, na manhã deste sábado (13).

De acordo com a Sesa, a variante foi rastreada por meio da testagem de assintomáticos e devidamente isolado. A secretaria afirma que não há como confirmar se os casos têm relação, devido a positividade ter sido apresentada num período inferior a 48 horas do contato. Além disso, relata-se existência de sintomas nos dias anteriores ao contato assistencial com pacientes de Manaus.

A nota ainda informa que durante as ações de Vigilância Genômica realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/ES), em conjunto com o Ministério da Saúde, desde 2020, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) encaminha amostras inconclusivas, e de pacientes suspeitos de infeção por novas linhagens do Coronavírus, para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nas quais foram identificadas cinco linhagens:

a) B.40 – identificada entre os primeiros casos do estado, amostra de caso importado, em período que não havia transmissão comunitária;

b) B.1.1.33 – identificada ao longo do ano de 2020, em pacientes de transmissão comunitária.

c) B.1.1.28 – identificada em janeiro de 2021, linhagem não documentada anteriormente, em paciente de transmissão comunitária não relacionada com pacientes oriundos de Manaus recebidos pelo Espírito Santo para tratamento da Covid-19;

d) P1 – identificada exclusivamente em pacientes oriundos de Manaus;

e) P2 – identificada em um paciente de Manaus e em funcionário(a) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, rastreado por meio da testagem de assintomáticos e devidamente isolado. 

A Sesa esclarece que, ao longo de fevereiro, novos resultados serão apresentados e que, possivelmente, identificarão no estado diversas linhagens do novo coronavírus.

Variantes no Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, (12), que a variante brasileira da covid-19, chamada P.1, foi identificada em ao menos dez Estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Quinze outros países – nas Américas, na Europa e na Ásia – também já identificaram a mesma mutação.

A pasta também disse que a variante do Reino Unido foi detectada no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Como mostrou o Estadão, o Brasil reduziu o número de exames de sequenciamento genéticos do vírus durante a pandemia, o que dificulta a identificação das mutações. O ministério afirma que validou dados até 10 de fevereiro.

Estes números ainda estão sendo atualizados dentro do próprio governo. A Fiocruz aponta a variante brasileira em somente 7 Estados. Pernambuco também afirma ter registrado dois casos desta cepa. E a Bahia, 10.

Segundo apurou o Estadão, o Ministério da Saúde considera hoje que há pelo menos 170 casos da cepa brasileira identificados: Amazonas (110 casos), Espírito Santo (17), Pará (11), Paraíba (10), São Paulo (9), Roraima (7), Ceará, Piauí (1), Rio de Janeiro (1) e Santa Catarina.

Já a variante do Reino Unido foi encontrada em São Paulo (9 casos), Distrito Federal (2) e Rio de Janeiro (1), conforme dados internos do governo federal. Em nota, o governo do DF negou a identificação destes casos.

A Saúde também considera que há 5 casos de reinfecção por cepa variante, sendo 4 pela linhagem P.1. Outra reinfecção seria pela variante E484K. O ministério não quis se manifestar sobre os números de casos por Estados obtidos pela reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido