“Aulas se recuperam, vidas não”. Representantes dos servidores não concordam com volta às aulas presencias em Colatina

Na quarta-feira (3), o Secretário de Educação de Colatina, Cidimar Andreatta, convidou o Sindicato dos Servidores Municipais de Colatina, para comparecer na Secretaria Municipal de Educação e informou que os anos finais do Ensino Fundamental vão retornar às aulas presenciais a partir do dia 15 de março e os anos iniciais a partir do dia 05 de abril.

O Sindicato deixou claro sua posição contrária ao retorno presencial das aulas e ponderou que a vida e a saúde das pessoas devem ser prioridade. Aulas se recuperam, vidas não.

É importante ressaltar que, com o retorno às atividades presenciais, os professores e professoras vão ficar com a dinâmica de trabalho ainda mais sobrecarregada, visto que terão que elaborar as atividades dos alunos que as famílias optarem por continuar no 100% remoto e dos alunos que as famílias optarem pelo retorno às atividades presenciais, que será feita por rodízio, em que uma semana uma parte da turma tem aula presencial e a outra fica no remoto. Ou seja, serão três dinâmicas diferentes.

A SEMED sugeriu que o professor, no horário em que ele estiver de planejamento na escola, tire um tempo do seu planejamento para fazer o atendimento remoto, mas ao tirar esse tempo para atendimento, o professor estará perdendo tempo reservado para planejamento e terá que fazê-lo em outro momento. A demanda, que já estava grande, vai aumentar ainda mais, deixando professores e professoras cada vez mais sobrecarregados.

A situação é preocupante: há uma nova variante do coronavírus no Estado e o transporte coletivo do Município já está apresentando superlotação e atrasos, provocando aglomerações. Além disso, ontem foram registradas quase 2 mil mortes em todo o país. Desde o início da pandemia, foram registrados 223 óbitos em Colatina e 259.271 no Brasil.

O SISPMC espera que a SEMED reconsidere a decisão, protegendo não só os servidores e servidoras, mas também os alunos e seus familiares.

A pandemia ainda não acabou! Volta às aulas só com vacina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido