Colatinenses que praticam pesca esportiva lamentam a retirada da Plataforma da Petrobras em Pontal do Ipiranga

Quem mora em Colatina ou em outros municípios da região e que frequentam quase sempre o Pontal do Ipiranga, em Linhares, vão ficar surpresos quando forem ao balneário, principalmente quem olhar para o mar. É que depois de anos de impasse, a Plataforma Cação, localizada a 8 quilômetros da costa, entre São Mateus e Linhares, começa a ser retirada, trabalho realizado por um guindaste da Petrobras. A informação é de Carlos Jaques Mazzei Ferreira, coordenador do movimento “A Plataforma é Nossa”. O local é considerado um recife natural, com formação de corais na estrutura submersa da plataforma, peixes e reprodução.

COLATINENSES PESCARAM PRÓXIMO À PLATAFORMA

Entre 2007 e 2010, Pontal do Ipiranga sediou campeonatos de Pesca Embarcada e Arremesso, sempre aos sábados. A saída para o mar era da Cabana Pioneiro, às 8h, e os participantes, sempre em dupla, tinham até às 16h para retornar. Os organizadores premiavam com troféus quem fisgava o maior peixe, a maior quantidade e ainda quem pescava o menor peixe, que ficava com o “Troféu Pereba”. O curioso é que a maioria dos pescadores seguiam rumo a plataforma, onde se concentrava ao redor da base da estrutura um grande número de peixes.

Na oportunidade, participaram do campeonato pescadores amadores e profissionais de Colatina, Linhares, Aracruz, São Mateus, Vitória, Vila Valério, Rio Bananal e até de cidades da Bahia, como Prado e Mucuri. Um grande público sempre marcava presença no evento e as pousadas ficavam lotadas.

A polêmica em torno da retirada da plataforma se arrasta há vários anos. Em 2016, o procurador da República, Guilherme Garcia Virgílio, instaurou um procedimento para impedir que a Petrobras removesse a estrutura. A decisão surge a partir de uma representação do movimento “A Plataforma é Nossa”. O despacho foi dado após uma audiência na sede do Ministério Público Federal-ES, em São Mateus, com representantes de associações relacionadas à pesca profissional e esportiva. 

‘É uma pena, quantas vezes estive lá. A quantidade de peixes em abundância transformou o lugar em um point de pescadores que vinham de várias partes do Estado do Espírito Santo e Estados vizinhos” Revela o pescador amador Zequinha Giacomin.

Leandro Aguillar, que já participou de torneios em quase toda costa capixaba, destacou a grande diversidade de peixes no local. “Vamos perder uma referência, pois nas proximidades da plataforma eram pescados diversos tipos de peixes a diversidade é fantástica”.


Foto captada nas redes sociais

No documento, o procurador pediu explicações à Petrobras sobre a desmontagem e remoção da plataforma, solicitando ainda cópias do projeto de desativação e das manifestações da Agência Nacional de Petróleo(ANP), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Capitania dos Portos do Espírito Santo, que avaliaram e aprovaram o projeto. Até 2014, a Petrobras pretende desativar 18 plataformas em todo o Brasil. Os poços conectados às estruturas já foram desativados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido