Grupo Soropositividade de Colatina quer prioridade na vacinação contra Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O grupo soropositividade de Colatina encaminhou ao Governo do Estado e à prefeitura de Colatina um ofício solicitando a inclusão de pessoas portadoras de HIV/AIDS (PVHIV) no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Representantes do grupo solicitam também que a inclusão seja realizada junto com pessoas com comorbidades.

O presidente do grupo, Marcos Bitencourt disse que “também é importante que a vacinação seja assegurada independente da contagem de linfócitos T-CD4 +, pois todas as pessoas devem ser equitativamente assistidas conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.

PREOCUPAÇÃO

Uma das preocupações de pessoas portadoras dos vírus HIV é a continuidade de acompanhamento médico durante a pandemia de Covid-19, tendo em vista a recomendação do isolamento social para evitar o contágio do Sars-CoV-2 e o momento em que as unidades de saúde e hospitais se voltaram para o enfrentamento do novo coronavírus. 

A pesquisadora da Fiocruz Bahia Fernanda Grassi afirma que o medo de se expor ao coronavírus levou alguns pacientes a não procurarem as unidades de saúde onde faziam acompanhamento. A médica ressalta que, embora o HIV controlado não sejam fatores complicadores para Covid-19, muitos desses pacientes possuem outras doenças que os incluem no grupo de risco.

Uma resposta

  1. Eu na minha opinião eles estão certos podia aprova para quem tem câncer também pois estão correndo riscos também 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular