Motoristas de Colatina aprovam mudanças no Código de Trânsito. Veja as principais alterações

As novas regras do Código Nacional de Trânsito foram aprovadas pelos motoristas de Colatina. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (12). Entre as principais mudanças está o maior tempo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o aumento do limite de pontos para suspensão da carteira. Agora, o condutor com menos de 50 anos tem o prazo de 10 anos para renovar a carteira. 

Para quem tem entre 50 e 70 anos, o prazo é de até 5 anos. Com 70 anos ou mais, o tempo é de 3 anos. Com relação ao limite dos pontos, o motorista terá a carteira suspensa se no período de 12 meses atingir 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos mesmo sem infrações graves. 
Já para o motorista que exerce alguma atividade remunerada, terá a carteira suspensa se atingir até 40 pontos, independente da infração. 

Um dos que aprovaram a mudança foi o taxista Deivid Pereira, na profissão há 6 anos e que faz ponto na Praça Municipal, no centro de Colatina. Ele disse estar satisfeito com as alterações e concorda com o maior tempo para renovação da CNH.”Se a pessoa tem um prazo, ela fica mais tranquila”. Contou também que raramente foi multado. Explicou que, muitas vezes, o condutor acaba levando multa sem querer. “Achei válida, com 20 pontos, muitas vezes o motorista toma multa por bobagem e logo tinha a carteira suspensa”. Porém, uma mudança que ele não aprova foi o uso das cadeirinhas, que segue sendo obrigatório para crianças menores de 10 anos. Na sua opinião, a idade para usar o acessório teria que ser abaixo dos 6 anos. 

O aposentado Luiz Rissi, de 78 anos, residente em Colatina há mais de 50 anos, entende que não houve grandes mudanças e que tudo depende da responsabilidade de cada um. “Está dentro da média. Não modificou muito. Entendo que vai da responsabilidade de cada um e torço para que a mudança faça os motoristas se respeitarem mais no trânsito”, finalizou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido