Escola de Colatina promove oficina sobre funcionalidades de ferramentas digitais

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira (Polivalente de São Silvano), em Colatina, promoveu uma oficina sobre as funcionalidades das ferramentas G-Suite, Google Classroom, Google Drive e Google Forms. O público-alvo foi formado por professores ingressantes da Rede Estadual e os que apresentavam dificuldades na utilização dessas ferramentas.

Foi trabalhado o passo a passo de acesso às contas, o conhecimento das ferramentas, a sua utilização, e também desenvolvidas atividades, como: acesso ao site Sedu Digital, orientação para recuperação de contas e senhas para professores e alunos; conhecimento das ferramentas disponíveis com o e-mail institucional, e orientações sobre o Google Classroom, o Google Drive, Google Formulários e sobre o Google Planilhas.

A ação foi conduzida pelos professores Esdras Porto Ferreira, Waldir Avancini Júnior, e pela professora Nilsirlânia Schmithberg. “A oficina teve como propósito ensinar e ajudar os professores como fazer o acesso e a utilização das ferramentas para o seu trabalho, objetivando uma maior qualidade na produção e na entrega dos conteúdos aos alunos e facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. É de extrema importância compartilhar o conhecimento entre professores, pois a melhora no trabalho de um professor soma diretamente na qualidade do ensino prestado pela instituição. A escola é de todos, para todos e de responsabilidade de todos nós”, disse Esdras Ferreira. 

A professora de Língua Inglesa Priscila Caser de Assis Vieira foi uma das profissionais que participou da oficina. “A oficina foi ótima e muito prática. Irá auxiliar bastante o meu trabalho, visto que, na era da tecnologia, devemos aprender as novas ferramentas para utilizar em nossas aulas e torná-las ainda mais atrativas para os nossos alunos em seu desenvolvimento humano e profissional”, destacou Priscila Vieira.

“O momento vivenciado com a troca de informações foi único e muito enriquecedor. Passamos por um período muito delicado e nada melhor do que compartilhar nossos conhecimentos e também aprender com os demais colegas, na busca de uma aprendizagem aperfeiçoada sobre as maravilhosas ferramentas disponíveis pela G-Suíte”, afirmou a professora de Física Nilsirlânia Schmithberg. 

“No período de retorno às aulas, estávamos um pouco mais confortáveis com as tecnologias e as ferramentas virtuais. Porém, houve uma nova quarentena e muitos colegas chegaram em 2021 sem essa cultura digital. Daí veio a ideia: fazer um encontro no Google Meet com os professores que não dominavam as ferramentas do Google, com apresentação de tela para que todos repetissem os comandos, ou seja, aprender fazendo. Foi uma ótima experiência de aprendizado e ajuda”, frisou o professor de História, Waldir Avancini Junior. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido