Volta às aulas semipresenciais já tem data marcada em Colatina

A volta às aulas semipresenciais já tem data marcada em Colatina. No dia 17 de maio, próxima segunda-feira, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Já os da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental retornam a partir do dia 24 de maio.

As turmas serão reduzidas a 50%, com rodízio semanal entre as aulas remotas e presenciais. Lembrando que o retorno é optativo para os alunos, que podem permanecer no ensino exclusivamente remoto.

ESCOLAS NÃO SERÃO MAIS FECHADAS POR LONGOS PERÍODOS NO ES

Desde o início dos primeiros casos da pandemia, em março de 2020, escolas públicas e privadas do Espírito Santo permaneceram, a maior parte do tempo, fechadas. Com um cenário de queda do número de casos, internações e mortes por covid-19,  o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a expectativa é de que as instituições de ensino não fiquem mais fechadas por longos períodos. 

“Não devemos ter longos períodos de fechamento da educação pública e privada do estado. Com exceção, se ocorrer, de uma expansão de óbitos e internações como quarentena e lockdown”, ressaltou. 

A declaração foi dada na tarde desta segunda-feira (10), em uma coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Fiscalização do Ministério Público

O secretário destacou que o governo do Estado reconhece a importância da educação para a sociedade e que, caso algum município não consiga retornar com parte das aulas presenciais, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) será acionado para fiscalizar a gestão municipal. 

“Não há razões sanitárias para que as escolas fiquem fechadas. Os gestores que não abrirem deverão apresentar justificativas robustas para isso. De maneira limitada, gradual, híbrida é facultado o retorno presencial. Nós não podemos perder a oportunidade de devolver as escolas”, disse Nésio.

Ele acrescentou que os prejuízos acumulados pela infância e juventude por um período de fechamento contínuo das escolas podem ser irreparáveis. “Os ciclos de aprendizagem e as competências aprendidas poderá ter um comprometimento que levará anos para ser recuperado”, alertou o secretário. 

Nésio alertou para os dados divulgados recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em que 77.967 estudantes, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram os estudos no Estado em 2020.

“As escolas precisam ser um ambiente seguro”

Nésio Fernandes orientou ainda que os gestores dos 78 municípios capixabas, da área de saúde e da educação, precisam estar preparados para ofertar um ambiente seguro aos alunos e profissionais. 

O que as escolas precisam disponibilizar para os profissionais:  

– Máscaras; 
– Ambientes ventilados; 
– Álcool em gel. 

E, caso as escolas não possuam os equipamentos de segurança sanitária, as aulas presenciais só deverão ser retomadas após o cumprimento dos itens. 

Para Nésio, estes quesitos precisam estar disponíveis ainda neste semestre de 2021. “No próximo semestre precisamos dar novos passos. Trabalhar para pensar a educação pública e privada para o ano de 2022”, declarou.

Retorno das aulas presenciais

A partir desta segunda-feira (10), as escolas públicas e privadas localizadas nos municípios capixabas classificados como risco alto para a covid-19 — como é o caso da Grande Vitória — retornaram às aulas presenciais na educação infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano, contemplando os alunos com faixa etária até 10 anos de idade.

As atividades serão nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em ensino remoto.

Já para os estudantes dos demais níveis de ensino (fundamental II, ensino médio, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido